quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Lideranças negras recebem hoje Comenda Dandara

A Câmara Municipal de Maceió, por intermédio da vereadora Fátima Santiago (PP), entrega  hoje (11.11) às 16h a Comenda Dandara. É concedida a instituições públicas e privadas, nacionais e locais, para personalidades, inclusive, in memorian – em reconhecimento à contribuição nas ações relativas à luta pela Diversidade Étnicorracial no âmbito do município de Maceió. 

Dentre os homenageados estão: a ialorixá Mirian Araujo Souza Melo, da casa de axé Ilê Nifé Omí Omo Posu Beta; Helcias Pereira, ativista do movimento social negro e arte-educador; e o advogado Alberto Jorge Ferreira, Presidente da Comissão de Defesa das Minorias Étnicas e Sociais da OAB-AL.

Confira um breve currículo dos homenageados: 

Alberto Jorge Ferreira dos Santos – Advogado

O advogado conhecido por Betinho, já defendeu várias vítimas de racismo em Alagoas. Também é ativista do movimento negro alagoano desde a década de 80, atuou como produtor cultural e foi coordenador da banda afro Mandela. Atualmente encontra-se como Presidente da Comissão de Defesa das Minorias Étnico-Sociais da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Alagoas (OAB-AL). Tem como missão: atuar no combate à discriminação racial, sexual e religiosa, apoiando políticas públicas de igualdade e defesa de direitos destas minorias, atendendo todo cidadão que tenha sido vítima de preconceito, colhendo seu depoimento e encaminhando às autoridades competentes.


Helcias Roberto Paulino Pereira – Ativista

Militante do movimento social negro desde 1988. Atualmente, encontra-se como Secretário Geral e de Comunicação do Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô, organização não-governamental interligada aos Agentes de Pastoral Negros do Brasil (APNS); e ainda representa o Estado de Alagoas na Diretoria dos APNS, atuando como conselheiro fiscal.Também é Arte-Educador e Coordenador do Ponto de Cultura Guerreiros da Vila / Centro de Educação Ambiental São Bartolomeu (Ceasb). Já atuou como Gerente Afro na Secretaria de Defesa e Proteção das Minorias (Governo Ronaldo Lessa). Participou por vários anos das articulações dos Agentes de Pastoral Negros (APNs), entidade que atua há 27 anos no movimento negro nacional. E esteve à frente de várias celebrações na Serra da Barriga, como: romarias; passeios étnicos; palestras e debates sobre a conjuntura da população afro-descendente.


Mirian Araujo Souza Melo – Ialorixá


Mãe Mirian, uma das mais respeitadas ialorixás de Alagoas. Sua Casa de Axé é o Ile Nifé Omí Omo Posu Beta localizado no bairro do Jacintinho em Maceió. A Casa de axé foi criada em 1950, pelo marido de mãe Mirian, ainda quando cultuavam a Nação Gego Nagô. Em 1970 a mãe Mirian foi para Salvador e lá foi iniciada na religião de Orixá. Em razão da morte de seu marido, esta assumiu a direção da casa, em 1972, por hereditariedade e dom de nascença, recebendo o nome de Ile Ifé Omi Omo Possu Betá (casa de amor filha das águas do poço betá). As atividades realizadas pela casa são aparamento de santo, confecção de roupas de santos, consultas (2 vezes por semana), festas dos orixás (2 vezes por mês), curas e consultas de caridade.


2 comentários:

  1. Helci, Mãe Miriam Iyabinã tem casa situada no bairro da Ponta da Terra e a nação a qual ela e o marido cultuavam era o Jêje Nagô. Em 1970 ela foi iniciada no Jêje Mina Popô, que cultua Vodum e Orixá. O nome da casa é Ilê Ifé Omi Omô Possu Betá (Casa de Amor da Filha das Águas do Possu Betá).

    ResponderExcluir

Agradecemos sua mensagem!
Axé!