terça-feira, 16 de novembro de 2010

Expedições fala sobre Quilombo dos Palmares

Programa resgata a história dessa nação criada por negros fugidos de engenhos e terra de Zumbi



Em homenagem ao Dia da Consciência Negra, comemorado neste sábado (20), a TVE reservou espaço em sua programação para exibir atrações especiais que vão abordar a identidade e a cultura negra. A partir desta terça-feira (16), os telespectadores podem conferir o programa Expedições, que vai falar sobre o Quilombo dos Palmares.

Exibido às 18h30, o Expedições resgata a história do Quilombo – uma nação criada por negros fugidos de vários engenhos de açúcar da região Nordeste e terra de Zumbi, grande líder da luta pela liberdade e lembrado hoje como símbolo de resistência.

Paula Saldanha e Roberto Werneck documentam o sítio histórico da Serra da Barriga, em Alagoas, que foi a sede administrativa de Palmares e entrevistam Zezito Araújo, professor da Universidade Federal de Alagoas e um dos responsáveis pelo tombamento do local. No documentário, serão mostrados trechos do filme Quilombo, de Cacá Diegues, com uma bela reconstituição do que foi a nação Palmares.

Apesar de ter sido invadido constantemente pelos portugueses, o Quilombo dos Palmares resistiu por um século, reunindo onze mocambos e uma população de mais de 20 mil pessoas. De 1597 até 1694, quando aconteceu a grande invasão e o massacre, Palmares foi símbolo da resistência ao regime escravagista.

Em 20 de novembro de 1695, Zumbi foi morto, após muitos combates. Em todo o Brasil, nesta data, comemora-se o Dia da Consciência Negra. 


Fonte: Assessoria da TV Brasil/EBC e Ascom IZP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!