segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Prêmio Braskem de Jornalismo em clima afro

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Alagoas (Sindjornal) promoveu no último sábado, (20.11), Dia Nacional da Consciência Negra, o 21º Prêmio Braskem de Jornalismo que tem como patrocinador a Braskem. É considerado o “Oscar” do jornalismo no Estado de Alagoas, teve 218 inscritos e premiou os melhores trabalhos em nove categorias. A atividade aconteceu no Armazém Uzina no bairro do Jaraguá em Maceió.


Devido a importância da data que o evento foi realizado, a cultura afro-brasileira estava impregnada em todos os recantos do local: na decoração e quitutes; o vídeo reflexivo sobre racismo apresentado logo na abertura; o som percussivo da Orquestra de Tambores de Alagoas; o discurso de Valdice Gomes, Presidenta do sindicato e “cojirana”, que ressaltou também a importância e os avanços do Movimento Nacional de Jornalistas pela Igualdade Racial, onde recentemente conquistou uma vaga no Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR), para o biênio 2010 a 2012; além de ver o público dançando as músicas contagiantes tocadas pelo DJ, que são interpretadas por cantores negros e os sucessos de Olodum e Ilê Aiyê dos anos 80 e 90. Fantástico!


Menção honrosa


A jornalista Helciane Angélica, integrante da Cojira-AL e assessora de comunicação da Comissão Pastoral da Terra (CPT-AL) concorreu pela primeira vez em um prêmio da categoria e ficou entre as finalistas na categoria de Assessoria de Imprensa. Mesmo não sendo a campeã, o júri fez um reconhecimento ao trabalho desenvolvido e concedeu uma menção honrosa para a jovem profissional. O case que ela inscreveu foi "Feira Camponesa: Ações de comunicação e valorização dos feirantes/agricultores", saiba mais no blog: www.cptalagoas.blogspot.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!