sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Emissoras do IZP com programação dedicada ao Dia da Consciência Negra

Difusora, Educativa FM e TVE veiculam programação especial ao longo desta semana

Iranei Barreto

As emissoras do Instituto Zumbi dos Palmares (IZP) estão com programação especial em homenagem ao Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro. Entrevistas, transmissão ao vivo da Serra da Barriga e um passeio musical pelos mais diferentes gêneros da música de inspiração afro-latina fazem parte da iniciativa do Instituto.

Para saber como andam ações do poder público e de entidades que defendem as causas raciais, a Rádio Difusora e a Rádio Educativa FM estão realizando uma série de entrevistas ao longo deste mês. Nesta sexta-feira, 19, o programa Educativa em Revista, recebe o professor do Cesmac e ex-secretário de Estado de Defesa das Minorias, Zezito Araújo.O programa vai ao ar às 7 horas, na Educativa FM.

A Rádio Difusora fará a transmissão da programação diretamente do Parque Memorial Quilombo dos Palmares, neste sábado, 20, na Serra da Barriga, em União dos Palmares. “As festividades em homenagem aos heróis quilombolas do Quilombo dos Palmares têm inicio às 8 horas, com a largada da vigésima nona Corrida da Consciência Negra, e nós estaremos lá para anunciar o vencedor”, observa o diretor da emissora, Afrânio Godoy. “A transmissão seguirá durante toda a programação”, diz.

As atividades da Serra da Barriga incluem ainda Desfile Cívico na Avenida Monsenhor Clóvis Duarte, às 15 horas, seguido por apresentações artísticas e Culturais, às 17 horas, na Praça Basiliano Sarmento, tendo como atração principal a banda de reggae Mato Seco (SP). A programação completa pode ser conferida no blog: www.mesdaconsciencianegra2010.blogspot.com.

Expedições - Os telespectadores da TV Educativa de Alagoas (TVE) vão poder acompanhar neste sábado, 20, às 15 horas, no programa Expedições, em rede nacional com a TV Brasil, especial que resgata a história do Quilombo dos Palmares, nação criada por negros fugidos de vários engenhos de açúcar da região Nordeste, com o líder Zumbi sendo lembrado e ressaltado como símbolo de resistência.

Durante o programa a jornalista Paula Saldanha e o biólogo Roberto Werneck documentam o sítio histórico da Serra da Barriga, que foi sede administrativa de Palmares. No documentário serão mostrados ainda trechos do filme Quilombo, de Cacá Diegues. A película reconstitui o que foi a nação Palmares.

Educativa FM abre espaço para música de inspiração afro-latina

A Rádio Educativa FM, por sua vez, apresenta três programas especiais dedicados à cultura e a identidade negra. O “Latitudes Latinas” desde sábado, 20, que vai ao ar das 10 às 11 horas, convida o ouvinte a fazer um passeio musical pela cultura musical afro-latino-americana. A viagem sonora começa com o músico e poeta peruano Nicomedes Santacruz, passando pelos colombianos do Maria Mulata, os venezuelanos do Vasallos del Sol e chegando ao brasileiro Dinho Nascimento, que traz o delicioso som da kalimba.

O apresentador Carlos Bonfim fala ainda sobre a música e tradições religiosas de alguns países do continente e destaca instrumentos de percussão que integram este rico universo cultural. “Serão dois programas dedicados ao mês da consciência negra”, ressalta Bonfim. “Além deste programa do dia 20, faremos também no dia 27 uma edição especial dedicada à marimba, instrumento que faz parte da tradição musical latino-americana, em especial colombiana e equatoriana,” informa.

No programa “Balançando o Ganzá”, deste sábado, uma homenagem ao Dia da Consciência Negra com especial dedicado ao resgate das raízes de algumas manifestações populares influenciadas pela cultura africana em nosso Estado, como o Coco, as baianas e o pagode alagoano.

Já o “Clube do Choro”, também pela Educativa FM, uma homenagem ao grande sambista Candeia, autor de “Anjo Moreno” e fundador da Escola de Samba Quilombo, criada para defender o autêntico samba. O programa vai ao ar às 17 horas deste sábado.

Encerrando em grande estilo as homenagens o “Aplauso” veicula neste domingo, 21, repertório com grandes expoentes da nossa MPB, indo do samba ao rock e ao soul, com nomes expressivos como Elza Soares, Martinho da Vila, Luiz Melodia, Leci Brandão, Martinália, Gilberto Gil, Milton Nascimento, Zezé Motta e Seu Jorge. O programa vai ao ar das 10 horas ao meio dia.


--
ASCOM - IZP
3315-4739 / 8833-2903

http://www.izp.al.gov.br/
http://www.twitter.com/ascom_izp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!