quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Alagoas: Ativistas discutem Programa “Racismo na Infância” com UNICEF

Acontece hoje (11.11) às 10h na SEE, mais uma reunião entre representantes dos segmentos afros, instituições que desenvolvem projetos para crianças e jovens, além de gestores públicos


Por: Helciane Angélica
Jornalista e integrante da COJIRA-AL



Na tarde da última quinta-feira (04.11) aconteceu no mini-auditório da Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (SEADES) de Alagoas, uma reunião estratégica com representantes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), sobre o Programa Racismo na Infância 2010, cujo lançamento nacional está previsto para o dia 25 de novembro em Brasília. O encontro em Maceió-AL serviu para mobilizar mais parceiros e destacar a importância do lançamento estadual também neste mês.

A gestora de programa do UNICEF, Jane de Fátima Andrade Santos, apresentou aos participantes os principais objetivos e peças de divulgação do Programa, que terá como Embaixador o ator Lázaro Ramos, artista comprometido com as questões raciais e a cultura afro-brasileira. A ação tem o apoio da Fundação Cultural Palmares/Ministério da Cultura, Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) e movimentos sociais.

Busca sensibilizar a sociedade e a mídia sobre as características do racismo e preconceitos correlatos; apresentar aspectos da exclusão social, dados sobre a violência e mortes de jovens; além de formar uma rede com entidades comprometidas com as questões étnicorraciais para desenvolverem em conjunto ações sócio-educativas até novembro de 2011.

O preconceito não é só destinado ao negro e ao índio. A gente quer mostrar que a cara do racismo é mais acentuada e atende vários segmentos. Queremos mostrar as faces da injustiça e da intolerância, e conscientizar as pessoas para as consequências que são perversas”, destacou Jane dos Santos.

Estiveram presentes: Movimento Pró-Desenvolvimento Comunitário de Palmeira dos Índios - AL; Cáritas Brasileira NE II; COEP-AL / DATAPREV-AL; Fundação Cultural Palmares - Escritório - AL; Ponto de Cultura Guerreiros da Vila; Centro de Educação Ambiental São Bartolomeu (CEASB), Tribunal de Justiça - Núcleo de Promoção da Filiação; FADIMA/CESMAC; Associação de Capoeira Muzenza; Pastoral da Negritude da Igreja Batista do Pinheiro, Centro de Estudos, Pesquisa Afro-Alagoana Quilombo (CEPA); SEMDISC; SEADES/AL; Conselho Estadual de Defesa da Criança e do Adolescente (CEDCA); UNCISAL; Centro de Cultura e Cidadania Malungos do Ilê; Centro de Cultura e Estudos Étnicos ANAJÔ; Agentes de Pastoral Negros do Brasil (APNs); e Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial de Alagoas (COJIRA-AL).

A atividade foi articulada pelo Centro de Educação Ambiental São Bartolomeu que desenvolve ações sócio-educativas e culturais com os moradores da Vila Emater II localizada ao lado do antigo lixão da capital. E hoje (11.11) às 10h terá mais uma reunião, desta vez, na sala 131, 1° andar, da Secretaria Estadual de Educação e Esporte (SEE) no Centro de Maceió. O objetivo é definir os últimos ajustes do lançamento do Programa Racismo na Infância em Alagoas e convidar outras instituições.


Mais informações: (82) 3355-5196 / 9937-7359

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!