terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Vila Emater, a vitória do povo!





O sábado, 22 de dezembro, será de festa para as 241 famílias da Vila Emater localizada no sítio São Jorge, periferia de Maceió, ao lado do antigo lixão da capital alagoana. 

A partir das 15h, no campo de futebol da comunidade o Centro de Educação Ambiental São Bartolomeu (Ceasb), a Associação de Moradores da Vila Emanter (Asmove) e a Cooperativa dos Catadores da Vila Emater (Coopvila) realizarão uma grande celebração aberta ao público. 

Na programação cultural, terá a participação especial do Coro Juvenil “Os Canarinhos” oriundos de Aracaju (SE), a apresentação do coral infantil “Criança Alegria” composto por crianças do Pontinho de Cultura Baú dos Guerreirinhos e da Escola Municipal Audival Amélio; e ainda, o samba do cantor Igbonan Rocha e as emboladas do Rogério Dias. E os motivos para tanta felicidade são: as grandes vitórias da comunidade nesse ano, principalmente, a conquista da terra que foi oficializada na última sexta-feira (14.12). 

Depois de muitos anos de luta e resistência, os moradores receberam o documento de doação do terreno entregue pela Procuradoria Geral do Estado de Alagoas. A ocupação da Vila Emater começou no início dos anos 90, e, em 2004 os moradores encaminharam a Petição para Concessão Especial para fins de moradia e construção de conjunto habitacional, com saneamento e urbanização da área, com base no Estatuto das Cidades. 

O movimento dos moradores contou com a assessoria da Universidade Federal de Alagoas, Departamento de Arquitetura e Urbanismo e do Ceasb. E em 2010, o Governo de Alagoas por meio da Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social e pela SEINFRA anunciou a decisão de doar a área aos moradores, também teve a articulação com o programa federal Minha Casa, Minha Vida, sob a coordenação da Caixa Econômica. Ainda receberam da SEGESP a concessão de uso por 30 anos de área onde funcionará o galpão de triagem e reforma da sede da Coopvila.

O projeto urbanístico terá além das residências, equipamentos sociais como: espaço de convivência (cultural), posto de saúde, creche, ciclovia, quadra poliesportiva e um mirante na encosta. Sem dúvidas, essa nova era, elevará a autoestima e dará mais dignidade a essa população, que sofreu por muito tempo embaixo de barracos produzidos com lona e material retirado do antigo lixão. Enfim, essa conquista é um exemplo nacional e merece os nossos aplausos. 

Parabéns guerreiros e guerreiras! Axé!


Fonte: Coluna Axé - nº230 - Jornal Tribuna Independente (18.12.12)
Foto: Divulgação

Um comentário:

  1. sou aluna da UFAL e tenho que fazer um trabalho referente a cultura negra em alagoas achei o blog de vcs interessante e se vcs permitirem vou realizar o meu trabalho encima do que vcs publicaram:Sou Antonia faço pedagogia na UFAL

    ResponderExcluir

Agradecemos sua mensagem!
Axé!