terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Eu sou do axé!



O sábado (08.12), foi especial para as comunidades tradicionais de matrizes africanas e todos aqueles que lutam contra a intolerância religiosa, racismo e outros preconceitos correlatos.

Após várias mobilizações em defesa da liberdade de culto e contra as ações preconceituosas que defendiam a “organização do espaço público” por meio da Prefeitura de Maceió, o Dia de Iemanjá transformou-se em uma grande celebração! Integrantes de várias casas de axé realizaram seus xirês, oferendas, dançaram e entoaram cânticos africanos durante todo o dia, cada um ao seu jeito, e no tempo que achavam necessário.

Também teve roda aberta de capoeira e a Festa das Águas, na Praça Multieventos em frente à praia da Pajuçara, com apresentações dos grupos afro-culturais: Arê Yorùbá, Maracatu Raízes da Tradição, Afoxé Ofaomin, Grupo Inaê, Afoxé Odô Iyá, Afoxé Oju Omin Omorewá, Maracatu Coletivo AfroCaeté e a banda afro Mandela – que após o seu apogeu na década de 90, passou por período de inatividade, renasceu nesse ano e tem mostrado novamente todo o seu potencial, além de congregar diferentes gerações.

Era visível o amor e a alegria de estar participando desse momento ímpar, cada um com sua beleza, organização e vestimentas. E o melhor, foi ver ativistas do movimento negro alagoano se confraternizando, e ainda, um grupo de jovens europeus que chegaram de forma tímida e logo se renderam aos batuques e o gingado da dança-afro, demonstrando que a diversidade pode sim viver em harmonia.

Outro ponto de destaque foi o lançamento oficial da campanha estadual “Eu sou do Axé!”, que visa contribuir para a autoestima e incentivar a auto-declaração religiosa nos mais diversos serviços públicos e segmentos sociais, trata-se de uma forma prática para avaliar a quantidade de adeptos e organização. O evento contou com o apoio da Secretaria da Mulher, Cidadania e dos Direitos Humanos, que garantiu a infraestrutura necessária para o funcionamento do palco da liberdade.

Um viva às manifestações de fé, o respeito entre as religiões e a tradição cultural... e que 2013 seja ainda melhor. Axé!



Iemanjá

As cerimônias religiosas organizadas por diversas casas de axé na orla de Maceió aconteceram na maior tranquilidade, sobre os olhares de curiosos e simpatizantes. Também seria extremamente importante que fosse utilizado apenas objetos naturais para não poluir o meio ambiente, e, acredito que essa é uma discussão que deveria ser aprofundada nas redes de terreiros. Porém, foi bonito demais ver a diversidade, crianças e adultos, pessoas das mais diversas classes sociais reunidas para exaltar a água, o ar, o vento, a terra ... enfim, todos os orixás e a grande matriarca Iemanjá, a rainha do mar e a grande protagonista no dia 8 de dezembro. 



Fonte: Coluna Axé - nº229 - Jornal Tribuna Independente (11.12.12)
Crédito da foto: Helciane Angélica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!