terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Que venha 2013!


Enfim, chegamos em mais um período de transição. É hora daquele momento inevitável, que é de relembrar os episódios que marcaram o ano e dedicar-se em traçar as metas para o novo ano. 

A Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial em Alagoas (Cojira-AL), vinculada ao Sindjornal, mantém o seu compromisso com a valorização dos fatos que enaltecem as questões étnicorraciais. Ao longo desses cinco anos de existência, temos cooperado com o fortalecimento da mídia étnica, estimulado a reflexão sobre o racismo midiático e na visibilidade das ações políticas-culturais dos segmentos afros. 

Em relação à imprensa mundial, de uma forma geral, existe a contribuição para a democracia e a valorização dos direitos humanos, é o que ressalta uma pesquisa lançada recentemente pela ANDI – Comunicação e Direitos, com apoio da Fundação Ford e da Fundação W. K. Kellogg. Porém, quando o assunto é racismo, os jornais brasileiros debatem sobre a problemática, mas negligenciam a relação entre a violência simbólica e o quadro de homicídios que vitima, principalmente, a população negra no País. 

A análise “Imprensa e racismo: uma análise das tendências da cobertura jornalística”, incidiu sobre 54 periódicos impressos das cinco regiões do Brasil, durante o período de 2007 a 2010, e identificou algumas peculiaridades no tratamento editorial dispensado à cobertura sobre a temática, como: "o noticiário sobre racismo é tecnicamente superior a muitas das coberturas analisadas ao longo dos anos pela ANDI". 

Diferentemente das narrativas sobre violências físicas, por exemplo, a maioria dos textos sobre racismo é contextualizada, reunindo elementos importantes à compreensão da problemática, no entanto, os pesquisadores alertam: "não significa dizer que o noticiário seja predominantemente favorável aos mecanismos de enfrentamento ao racismo. Destoando de outras coberturas temáticas avaliadas pela organização, esse tipo de texto é permeado por um volume significativo de conteúdos opinativos. E a maioria desses espaços, considerados ‘nobres’, comporta posicionamento contrário ao sistema de cotas raciais, por exemplo”. 

Quanto ao desempenho quantitativo: é um veículo regional/local, o jornal A Tarde (BA), que vem puxando o debate sobre racismo no País, seguido por um meio de comunicação de alcance nacional (O Estado de S.Paulo). E nós, não podemos deixar de ressaltar que no Estado de Alagoas, a valiosa parceria entre a Cojira-AL com o Jornal Tribuna Independente, garante há quatro anos a publicação semanal da COLUNA AXÉ que dar voz e valor ao povo afro-descendente. 

Então, só queremos que 2013 seja um ano de mais conquistas, para todos que acreditam em um mundo sem injustiças, oportunidades iguais e o respeito. Seguiremos firmes na luta. Axé!


Fonte: Coluna Axé - nº231 - Jornal Tribuna Independente (25.12.12)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!