quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Conselho da Igualdade Racial em Alagoas pode ser aprovado hoje

Na sessão ordinária dessa quinta-feira (20.12) a partir das 15h, na Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas, existe a possibilidade de ser lido e aprovado em caráter de urgência o projeto de lei que dispõe sobre a criação, composição e competências do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Conepir).

Será um órgão colegiado paritário, de caráter deliberativo e integrante da estrutura básica da Secretaria da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos – composto por 22 membros titulares e respectivos suplentes. Tem como finalidade propor, em âmbito estadual, políticas de promoção da igualdade racial com ênfase na população negra, das comunidades quilombolas, comunidades indígenas, das religiões de matriz africana e outros segmentos étnicos.

A criação do Conepir representa um grande avanço no Estado de Alagoas, para garantir a igualdade racial nos aspectos econômico e financeiro, educacional, histórico-cultural, social e político; além do combate do racismo institucional e a prática da intolerância religiosa.

Então, a Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial em Alagoas (Cojira-AL/Sindjornal) ressalta a importância de estarmos presentes nesse momento de extrema importância para o povo afro-ameríndio. Compareçam lideranças do movimento negro alagoano, representantes de casas de axé, integrantes de grupos afro-culturais e todos os/as ativistas que lutam por respeito e igualdade nos mais diversos setores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!