segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

28° SALÃO DE ARTE DE ALAGOAS 2012‏



Cerca de 70 artistas promovem a arte visual com lançamento de exposição em Maceió


Texto: Jeann Marques
Fotos: Elsa Ligia 


Teve início nessa sexta-feira, dia 14, às 20hs, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no bairro do Jaraguá, mais uma edição anual do Salão de Artes de Alagoas, com a exposição de trabalhos de artistas visuais alagoanos e de representantes de outros estados do Brasil.

O evento, que completa sua 28ª edição, conta com o patrocínio da Marinha do Brasil, Petrobrás, Braskem, Conexão, em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado, reunirá os trabalhos de 70 artistas, nas mais diversas formas de arte como pintura, fotografia, escultura, desenhos, design de móveis, entre outros.

A exposição terá duração de dez dias, sendo no dia 14 a abertura e a visitação à partir do dia  15 das 14:00 ás 21:00hs, com entrada franca e funcionando todos os dias.

Nomes consagrados através da arte estarão presentes na exposição como Cris Campana e Juliana Campana, de São Paulo, Andresa Debessa, de Brasília, Jota Maciel, de Pernambuco e os alagoanos Delson Uchôa, Didha Lira, Rogério Gomes, Fredy Correia, Lula Nogueira, Jocelene Souza, Pedro Cabral, Rosa Maria Piatti, Suel Damaceno, Veronica Inojosa, Felipe Camelo, Percivaldo Figueroa, Ulisses Locicks, Pedro Caetano, Rodrigo Ambrosio, Zita Soares, Maria Lúcia, Paulo Caldas, Paulo de Tarço, Layla Vilela, Deinha, Renata Voss, Gustavo Costa, Alex Barbosa, Beatriz de Gusmão, Ana Luíza Barghau, Jordelle Ferro, Lais Lima, Gorette Brandão, Claudia Gordon, Daniela Fonseca, Beth Melro, Camila Moreira, Julia Nogueira, Cida Vieira, Daniel Melro, Dalton Costa, Ruth Quintela, Jota Vanderson, Demuriez Júnior, Beta Bastos, Pablo de Luca, entre outros nomes conhecidos.

Antigo “Salão da Marinha” como era chamada antes essa exposição, pois era promovida na semana de aniversário da Marinha do Brasil, mudou de nome este ano para Salão de Arte de Alagoas, pois vem crescendo a cada ano que passa  e ganhou o respeito não só dos artistas do nosso país, mas do governo do Estado e entidades culturais que reconhecem a importância do evento.

O Salão de Artes de Alagoas foi criado em 1984 com o nome de Salão Pancetti pelo artista plástico e professor de artes Osvaldo Cruz, dentro da Capitania dos Portos de Alagoas reunindo alunos de sua escola e artistas convidados. Com o passar do tempo, o Salão foi denominado de Salão da Marinha, e hoje, devido ao seu crescimento e sua importância como o maior evento das Artes Visuais do Estado, foi transformado no Salão de Artes de Alagoas.

Sob a curadoria de Fredy Correia há seis anos, o Salão vem crescendo e ganhando importância a cada edição, abrindo portas e dando oportunidade aos novos artistas de expor com artistas já consagrados, com o propósito de acelerar a renovação da classe artística.

Através de um trabalho minucioso de pesquisa e catalogação, chegou-se ao número de 1.380 artistas participantes com mais de duas mil obras expostas ao longo desses 28 anos. O Salão é hoje um marco na história da Arte Contemporânea Alagoana, servindo de objeto de pesquisa devido sua diversidade de estilos, abrigando fotografias, pinturas, desenhos, esculturas, instalações e design de móveis.
Em 2009, foi instituído o prêmio Osvaldo Cruz de Artes em homenagem ao criador, o artista plástico Osvaldo Cruz, premiando a cada ano seis personalidades ou empresas que contribuíram de forma significativa com o evento.

Segundo o curador Fredy Correia, “a maior dificuldade da curadoria, é a mistura de estilos e vertentes da arte dos artistas novos em começo de carreira com os de carreira já consolidada. Essa mistura proposital visa à oxigenação do mercado e da produção das Artes Visuais Alagoanas”, disse ele.


Fredy Correia – curador - (82) 8879-4460 / 9984-9444 / 3031-2786 fredynox@yahoo.com.br
Jeann Marques – jornalista e assessor de imprensa do evento – 8809-4546 facebook: jeannmarques@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!