sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

8 DE DEZEMBRO É DIA DE FESTA NA BEIRA DO MAR...!




O dia 8 de dezembro
No dia 8 de dezembro religiosos de matriz africana se reúnem anualmente numa grande festa em homenagem a Iemanjá. A Festa acontece tradicionalmente em Alagoas por iniciativa e esforço popular, onde a organização apresenta a auto-afirmação identitária e religiosa dos afro-alagonanos. Religiosos de várias localidades homenageiam a deusa nas areias das diversas praias do estado.

A Festa das Águas
A Festa das Águas surgiu como mais uma nova demanda dentro da grande festividade popular no dia 08 de dezembro, dia escolhido pelos grupos alagoanos para homenagear aquela que é um dos orixás mais respeitados e populares.

As atividades culturais concentram-se na praia de Pajuçara. É uma celebração em agradecimento por tudo que foi alcançado durante o ano, também pode ser entendido como um expresso convite aos fieis e ao público em geral para repensar alguns valores éticos, tais como o respeito e a solidariedade. Além das homenagens, os grupos alertam para o preconceito contra as manifestações afro-brasileiras. Festa das Águasé um convite para celebrarmos a nossa diversidade étnica, cultural e religiosa.

Programação:

17 horas, Sete Coqueiro (Pajuçara):
Cortejo
Cortejo dos religiosos juntamente com os afoxés Odô Iyá, Oju Omin Omorewá e Ofaomin em direção a Praça Multieventos.

16 horas, Praça Multieventos (Pajuçara):
Rodas de Capoeira
16:00 – Roda Aberta de Capoeira/ Liga Feminina de Capoeira de Alagoas e Ginga Terapia (Capoeira Inclusiva)
Shows
17:00 – Arê Yorùbá (Núcleo de Cultura da Zona Sul)
17:30 – Afro Mandela
18:00 – Maracatu Raízes da Tradição (Abassá de Angola de Oyá Igbalé)
18:30 – Afoxé Ofaomin (Ilê Axé Ofaomin)
19:00 – Inaê (Grupo União Espírita Santa Bárbara)
19:30 – Orquestra de Tambores de Alagoas
20:00 – Afoxé Odô Iyá (Ilê Axé Iyá Ogunté/Casa de Iemanjá)
20:30 – Coletivo AfroCaeté
21:00 – Afoxé Oju Omin Omorewá
22:00 – Momento Coletivo



A Festa é uma realização das Casas Religiosas de Matriz Africana e da Articulação pela Cultura Popular e Afro-Alagoana, em parceria com o Núcleo de Cultura da Zona Sul, o Coletivo AfroCaeté, o Abassá de Angola de Oyá Igbalé, o Ilê Axé Ofaomin, o Grupo União Espírita Santa Bárbara, a Orquestra de Tambores de Alagoas, o Ilê Axé Iyá Ogunté e o Afoxé Oju Omin Omorewá. Tem o apoio da Secretaria de Estado da Cultura e da Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos


Fonte: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!