segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Uneal celebra mês da Consciência Negra com vasta programação

Instituição realiza IV Semana da Consciência Negra e o VI Seminário Negritude e Resistência


O resgate e divulgação das expressões culturais dos africanos e afrodescendentes e a reflexão sobre as questões étnico-raciais estão presentes na programação da Universidade Estadual de Alagoas para celebrar o Mês da Consciência Negra que, em 2011, incluem ainda a celebração do Ano Internacional do Afrodescendente.

No Campus V, em União dos Palmares, as atividades têm início no dia 16 e se estendem até 19 de novembro com a quarta Semana da Consciência Negra. O evento, organizado pela Uneal, faz parte do calendário oficial das comemorações na Terra de Zumbi. “Nas ruas, o povo assiste à festa, sobe a Serra da Barriga. Na Uneal, essa mesma comunidade vem adquirir mais conhecimento sobre a questão da negritude”, destaca o diretor do Campus V, professor Reinaldo Souza.

De acordo com Reinaldo Souza, a Semana da Consciência Negra da Uneal tem grande procura pela comunidade local e também por pessoas de outros estados que têm interesse em ampliar a visão sobre os estudos em torno do tema e também buscar alternativas para minimizar o preconceito étnico-racial.

Na abertura, dia 16, às 19h, na sede do Campus, a Reitoria da Uneal será instalada em União dos Palmares onde ficará até o dia 20. A programação conta também com grandes estudiosos da área, como Silvânia Núbia Chagas e Maria Gizeuda de Barros Machado da Universidade Federal de Pernambuco.

Os professores Jairo José Campos da Costa – reitor da Uneal, Lwdmila Constant Pacheco, e alunos do curso são os responsáveis pela organização da Semana.

Já no Campus I, em Arapiraca, será realizada a sexta edição do Seminário Negritude e Resistência, organizado pelo Núcleo de Estudo Afro-Brasileiro cuja coordenação é do professor Clébio Correia. “É um evento marcante no agreste por ser a primeira iniciativa acadêmica local que discute a questão negra. ‘Por aqui já passou a maioria das lideranças mais expressivas desse segmento no interior do Estado”, destaca Clébio Correia.

O seminário acontece de 22 a 24 de novembro com a participação de docentes da Universidade Federal do Ceará e Universidade Rural Federal de Pernambuco. A ex-ministra da Promoção da Igualdade Racial, Matilde Ribeiro, estará presente no encerramento do evento.

Além de palestras, mini-cursos e oficinas, a programação cultural é um atrativo à parte, com exposição fotográfica, lançamento da revista Odara e apresentações artísticas que pretendem transformar o Campus I em um território de muito axé. O evento está inserido na programação oficial do Estado.



Serviço:

O quê: IV Semana da Consciência Negra
Onde: Campus V da Uneal – União dos Palmares
Quando: 16 a 19 de novembro de 2011
Contato: 82 3281 3650

O quê: VI Seminário Negritude e Resistência
Onde: Campus I da Uneal – Arapiraca
Quando: 22 a 24 de novembro de 2011
Contato: 82 9920 4741 ou 82 9636 3843



Fonte: Ascom-Uneal
Clau Soares - (82) 8825.8360

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!