A partir dessa mobilização, feita também através de internet, foram encaminhadas pelo país diversas denúncias para o Ministério Público Federal em São Paulo, sendo aberto procedimento na Divisão de Tutela Coletiva, coordenado pelo procurador Dr. Jefferson Dias.
Em julho de 2011, foi realizada reunião com a presença de uma representante do COMNEGRAS e dois advogados da Schincariol. Apesar de o Dr. Jefferson Dias não ter considerado a publicidade discriminatória, ficou definido, por acordo, a realização de um encontro entre a equipe de marketing da Schincariol e os movimentos de mulheres, para que fosse apresentada a posição das mulheres em relação às publicidades de cerveja diante desta equipe com o objetivo de avançar algum diálogo que conduza a uma solução do conflito. Serão realizados dois encontros, um em Recife/PE, sob a responsabilidade do Observatório Negro; e outro em São Paulo/SP, pelo Geledés – Instituto da Mulher Negra.
Com as dificuldades de agendas de ambas as partes, a definição das datas acabou acontecendo apenas hoje à tarde, uma vez que dependíamos da Equipe da Schincariol para definição do local, que é a responsável pela questão financeira do evento. O evento contará, inclusive, com a presença do Diretor de Marketing da Schincariol.
Por todas as razões que conhecemos de sobra, estamos fazendo essa mobilização relâmpago, convocando a toda/os para esse diálogo, inclusive para não arriscarmos nos fragilizar diante da representação da Schincariol, que continua lançando mão de estratégias de enfraquecimento da nossa mobilização.
Em anexo, as propagandas objetos da Ação.
Contamos com a presença de toda/os!!!
DATA: 04 de novembro de 2011
LOCAL: HOTEL SLAVIERO EXECUTIVE JARDINS
Alameda Campinas, 1435, Jardins, São Paulo/SP
HORÁRIO: das 9:00 ás 13:30 horas
09h00 | 09h10 | Apresentação da/os participantes |
09h10 | 09h40 | Apresentação Institucional do Grupo Schincariol |
9h40 | 10h45 | Apresentação: Cervejarias, Mulheres e Direitos Humanos. O percurso da defesa dos direitos da mulher contra as publicidades sexistas e racistas |
10h45 | 11h00 | Coffee break |
11h00 | 12h00 | Roda de Diálogo Procurando Soluções. Pergunta geradora: como pensar numa publicidade antirracista e antissexista, pautada na ética dos direitos humanos e da democracia? (participação das mulheres e da representação da Schincariol) |
13h00 | 13h30 | Fechamento e Encaminhamentos |
Fonte: Portal Geledés
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