terça-feira, 8 de novembro de 2011

Tributo a Abdias Nascimento

Abdias do Nascimento (Franca/SP, 14 de março de 1914 — Rio de Janeiro/RJ, 24 de maio de 2011) será reverenciado neste fim de semana, no Estado de Alagoas. O ativista negro, foi um dos maiores defensores da defesa da cultura e cidadania para as populações afrodescendentes, principalmente, por meio da elaboração de políticas públicas!

O projeto Raízes de África realizará o 1º Ìgbà Ábídi Seminário Afro-Brasileiro: Celebração da Vida e Obra de Abdias Nascimento, no dia 12 de novembro, das 8 às 18h, na Faculdade Integrada Tiradentes no bairro da Cruz das Almas em Maceió. A expressão “Ígba Ábídí” significa “cabaça das letras”, remete para a representação yorùbá do mundo e busca-se a transmissão de conhecimento.

Serão realizadas várias palestras e debates, além da exibição de um documentário produzido por Fernando Bola, roteirista e diretor de cinema e televisão que dirige documentários para a TV Câmara. Baseado no último grande depoimento gravado por Abdias, também estão contadas histórias de uma trajetória difícil, que inclui prisões e perseguição na época da ditadura; também rememora as confusões do tempo em que ele esteve no Exército, na década de 1930, e as viagens do grupo de poetas, que se intitulava Santa Hermandad Orquídea, pela América Latina.

No domingo (13.11) a partir das 9h, no platô da Serra da Barriga em União dos Palmares, terá a cerimônia de deposição das cinzas do grande líder. Na celebração, também terá o plantio de árvores sagradas realizado por representantes de casas de axé. Estarão presentes autoridades e personalidades, além de comitivas do movimento negro oriundas de vários locais.

O Ìgbà Ábídi tem como objetivo prestar uma homenagem significativa a memória e legado do estadista e militante Abdias Nascimento, agregando no entorno de sua história, diversas gentes de militantes/ativistas a intelectuais de renome nacional e internacional”, disse Arísia Barros, coordenadora do Projeto Raízes de África.

O evento integra as celebrações do Mês da Consciência Negra em Alagoas, e conta com o apoio do Governo de Alagoas, da Fundação Cultural Palmares, Federação das Indústrias do Estado de Alagoas, Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (Ipeafro), Editora Ética, e outros. Inscrições gratuitas pelo email celebrandoabdias@gmail.com, mais informações: (82) 8827-3656 / 3231-4201.


EXEMPLO
Abdias do Nascimento foi dramaturgo, pintor, escritor, jornalista, professor, deputado e senador da República. Era seu desejo, que suas cinzas fossem depositadas na Serra da Barriga (berço da liberdade, sede do Quilombo dos Palmares, símbolo de resistência negra), local que admirava e debruçou-se em pesquisas. Em 1980, lançou a tese do Quilombismo que buscava nas raízes da nossa experiência histórica um modelo para orientar a atuação política, onde acreditava que era possível construir a verdadeira democracia, que pudesse preservar e respeitar a pluralidade de identidades e matrizes culturais (www.abdias.com.br). Em 1944, criou o Teatro Experimental do Negro, que buscava promover a inclusão de atores, diretores e autores negros, e abriu as portas para grandes nomes da dramaturgia brasileira. Também foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz 2010. Eis um ícone internacional, onde dedicou toda uma vida pela efetivação da igualdade racial. Merece respeito e, principalmente, que seu legado seja fortalecido!


Fonte: Coluna Axé - nº 175 - Jornal Tribuna Independente (08.11.11)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!