quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Secretaria da Cultura homenageia o pintor Zumba com exposição no Mupa


Mostra reúne 85 telas do pintor, que dedicou seu trabalho a retratar figuras humanas, sobretudo negros, além de paisagens e o folclore


Texto: Mirella Costa / Foto: Reprodução-Ailton Cruz


No mês em que é comemorado o Dia da Consciência Negra (20 de novembro), a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) escolheu um representante histórico para homenagear. A partir de quinta-feira (17), às 19h, a população poderá conferir, no Museu Palácio Floriano Peixoto (Mupa), uma coletânea de 85 telas do mestre José Zumba.

As telas foram cedidas por 29 fontes – particulares, instituições e colecionadores. A curadoria, pesquisa e montagem da exposição ficaram por conta do artista plástico Denis Matos.

A exposição é dividida em quatro ambientes. Na entrada principal, as telas apresentam uma visão global do artista e as outras três salas foram distribuídas com telas que retratam paisagens, figuras humanas e o folclore.

Natural de Santa Luzia do Norte, Zumba foi um grande batalhador que sustentou sua família através da arte, pintando diariamente e saindo para vender as telas pelas ruas da cidade, em repartições públicas e casas de colecionadores.

Segundo o secretário de Estado da Cultura, Osvaldo Viégas, o objetivo da homenagem é reacender as lembranças de um homem que lutou e conquistou seus direitos e espaço, marcando a vida e a cultura da sociedade alagoana.

“Ele foi um Mestre que marcou a história das artes plásticas em Alagoas. Sua pintura remete às raízes africanas ao retratar Zumbi, pretos velhos e mães de santo e ganha uma dimensão antropológica e sociológica quando nos apresenta os saberes e fazeres alagoanos, em especial as manifestações folclóricas e usos e costumes”, explicou Viégas.

O colecionador Fernando Gomes fez questão de contribuir com a homenagem, emprestando telas do seu acervo para a exposição. “Quando admiramos um ser humano, nós o fazemos por vários motivos – José Zumba foi, por meio da sua arte, traçada na sua vivência popular, respeitado por muitos, mas foi o seu caráter angular que mais me impressionou”, disse Gomes.

A exposição Zumba: Um pintor negro para o Brasil ficará no Mupa até o dia 2 de fevereiro. No momento de abertura, a ialorixá Mãe Neide fará uma apresentação, homenageando o artista Zumba e Zumbi.

O Museu Palácio Floriano Peixoto está aberto a visitações nas terças, quintas e sextas-feiras, das 8h às 17h; nas quartas-feiras, das 8h às 21h; e aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h. Agendamentos de visitas e mais informações pelo telefone 3315-7874.


Fonte: Agência Alagoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!