quinta-feira, 1 de abril de 2010

Negros e negras em movimento ganham espaço em Brasília

Por: Arísia Barros

http://www.cadaminuto.com.br/index.php/blog/blog-raizes-da-africa


Estamos participando da Conferência Nacional de Educação, que acontece em Brasília desde domingo, 28, tendo como objetivo a criação de espaços afirmativos, enfatizando a continuidade das lutas afro-políticas, dentre elas a aplicabilidade da Lei nº 10.639/03, contra o racismo e as desigualdades a que está submetida à população negra no Brasil nos espaços educacionais.


Cerca de 2.400 delegados e delegadas eleitas nos diversos estados da federação, participam da Conferência, que acontece no Centro de Convenções Ulisses Guimarães.


Na tarde da terça-feira, 30, diversos representantes dos estados dos Fóruns Permanentes de Educação e Diversidade Étnicorracial, lideranças do movimento negro e representantes quilombolas, conseguiram a aprovação por unanimidade das propostas e emendas do Eixo 6, denominado Justiça Social, Educação e Trabalho: Inclusão, Diversidade e Igualdade, que garantem o direito à educação de qualidade para todos e todas, no Sistema Nacional de Educação.


De uma forma articulada, madura e proativa diversas representações dos movimentos de afirmação da diversidade demonstraram força política interna e a unidade programática na luta ao articular, a partir de diálogos e troca experiências, uma frente ampla, democrática e representativa que mobilizou e agregou valor étnico ao discurso da Conferência.


Uma frente que traçou uma política sistematizada de ação, que agregou valores com a máxima amplitude.


Uma frente que traduziu força e transformou-se em um movimento com mobilidade de expressão.


Estamos todos e todas de parabéns.


A cumplicidade se deu além da geografia das regiões ou diferenças ideológicas. Estivemos próximos e juntos visando o êxito do compromisso assumido.


Tornamos-nos unidade apesar da nossa multiplicidade, defendendo e aprovando uma agenda que se impõe como luta anti-racista.


Nossa unidade oportunizou um maior alcance e a participação popular se fez.


Somos sujeitos políticos de ação.


Vale ressaltar a participação aguerrida de representantes da Secretaria Continuada de Alfabetização e Diversidade na defesa de nossas propostas.


Essa Conferência Nacional de Educação ficará marcada na história como o momento de afirmação da diversidade étnica brasileira.


Os Fóruns Permanentes de Educação e Diversidade Étnico-Racial sinalizaram para necessidade do protagonismo do movimento social.


O movimento negro brasileiro, aqui representado busca assegurar o lugar da população negra na educação brasileira.


E que amanhã, 01 de abril , venha à plenária final.


Estamos a postos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!