terça-feira, 27 de abril de 2010

Entrega do Prêmio reunirá artistas e autoridades

A entrega do 1° Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-brasileiras, em Brasília no próximo dia 27, contará com a presença de representantes dos 20 projetos selecionados no edital e com os jurados escolhidos pelo público para julgar os trabalhos. Os mestres de cerimônia da noite serão os atores Zezé Mota e Antonio Pompeu. Já a programação cultural do evento será um coquetel performático realizado pelo grupo de teatro de Brasília, Cabeça Feita, dirigido por Cristiane Sobral - uma das juradas do Prêmio.

O Prêmio é uma iniciativa da Fundação Cultural Palmares, vinculada ao Ministério da Cultura, e do Centro de Apoio ao Desenvolvimento (Cadon), com patrocínio da Petrobras. A entrega dos prêmios serão feitas pelo Ministro da Cultura, Juca Ferreira; pela Diretora do Cadon, Ruth Pinheiro e pelo representante da Petrobrás na região, José Samuel Magalhães.

O edital teve mil inscritos, dos quais cerca de 600 não estavam aptos a participar e, dos 400 restantes, apenas 20 foram selecionados. "Isso demonstra que ainda estamos muito distantes de atender a demanda da cultura afro-brasileira", observa o Diretor do Departamento de Fomento e Promoção da Cultura Afro-brasileira, Elísio Lopes Junior.

Ruth Pinheiro fala sobre a diversidade que o edital abrangeu. "Temos grupos consagrados em suas linguagens, mas temos grupos formados por quilombolas, que jamais imaginaram que poderiam acessar um recurso desse para sua arte. Isso é um sonho".

O desejo dos organizadores, agora, é que o edital tenha continuidade. "O teatro e a dança permanecerão, mas a cada nova edição entrará uma linguagem diferente para compor, como o áudio visual está sendo previsto para a próxima seleção", explica Elísio.

Serviço:

O quê: Entrega do 1° Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-brasileiras

Quando: 27 de abril

Hora: 19h

Local: Museu Nacional do Conjunto Cultural da República, Setor Cultural Sul/ Lote 2 - Esplanada dos Ministérios, em Brasília

Fonte: Assessoria de Comunicação da FCP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!