terça-feira, 20 de abril de 2010

APN’s - Congresso Nacional

Por: Helciane Angélica


A Associação Cultural Agentes de Pastoral Negros, entidade nacional do movimento social negro, vem passando por um processo de transformação e renovação de lideranças. Nos dias 21 a 24 de abril, acontecerá em Goiânia (GO) o 1º Congresso Nacional, com a presença de mais de 300 pessoas entre delegados e convidados que debaterão o tema “APNs: Olhando a história e projetando o futuro” e que tem como lema: “Conscientização, Organização, Fé e Luta” – ao longo dos 27 anos de trajetória, a entidade só realizou encontros nacionais temáticos e assembleias.

O Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô é a única entidade que representará o estado de Alagoas e pode levar até oito delegados e delegadas para o evento. Para viabilizar o deslocamento da comissão, foi feita uma campanha financeira junto às pessoas e instituições comprometidas com as questões étnicorraciais, dentre os apoiadores estiveram: Sinteal, Sindicato dos Urbanitários, Sindpol, Secretaria Estadual da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos, a vereadora Heloisa Helena (Psol), e os deputados estaduais Paulão e Judson Cabral – ambos do PT.

O grupo heterogêneo é formado por jornalista, professores, produtores culturais e arte-educadores – uns com experiência e outros iniciando na militância – mas, todos querendo ampliar seus conhecimentos e com a intenção de fortalecer o vínculo da entidade com o movimento negro nacional.

A solenidade de abertura acontecerá no dia 21 de abril às 19h, no Plenário da Câmara dos Vereadores de Goiânia, e terá a conferência magna de Edson Santos, Deputado Federal (PT-RJ) e ex-Ministro Chefe da Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), que abordará o tema “Sociedade e o Estado Brasileiro: Relações raciais na década de 90” . Na programação terão quatro seminários “Racismo e Democracia: Características, Enfrentamento e Ações Governamentais”, “APNs e Diálogo Interreligioso”, “Um Quilombo Chamado Brasil: “Do Sonho a Realidade”, Racismo. Machismo e Sociedade”; 10 grupos de trabalho; Ato Político em favor do Estatuto da Igualdade Racial; a 14ª Assembleia Geral, que também é eletiva e a posse da nova Direção Nacional dos APNs.

Confira a programação completa no site www.apnsbrasil.org e a cobertura no blog www.anajoonline.spaces.live.com. Representantes de todos os 14 estados membros mobilizados para executar o planejamento do projeto político da instituição nacional nos próximos dez anos! Axé.

Fonte: Coluna Axé - Tribuna Independente (20.04.10)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!