quarta-feira, 21 de abril de 2010

APNs inicia Congresso em Goiânia


Pela primeira vez nos 27 anos de história de organização dos Agentes de Pastoral Negros (APNs), será realizado um congresso nacional para discutir as políticas públicas voltadas para a promoção da igualdade racial, racismo e discriminação, juventude, machismo, sexismo, gênero, educação, empoderamento, movimentos sociais. O tema central é “APNs: olhando a história e projetando o futuro”. Entre os temas chamados prioritários destaque para “O Projeto Político dos APNs”, que vai nortear todas as ações da entidade para os próximos dez anos.

O 1º Congresso Nacional dos APNs será realizado em Goiânia, de 21 a 24 de abril, no Augustus Plaza Inn. A solenidade de abertura e conferência inicial, que será proferida pelo deputado federal e ex-ministro da igualdade racial, Edson Santos, será realizada na Câmara Municipal, às 19h, do dia 21. Estarão presentes a secretária de Políticas para Mulheres e Promoção da Igualdade Racial, Denise Carvalho; a coordenadora nacional dos APNs, Jacinta Santos, dentre outras autoridades locais.

O Congresso dos APNs trará a Goiânia diversas personalidades importantes dentro do contexto da igualdade racial. Um dos destaques é Epsy Campbell Barr, ativista feminista e antirracista, economista, ex-deputada e fundadora do Partido Ação Cidadã da Costa Rica. Ela participará do seminário Racismo, Machismo e Sociedade, no dia 23 de abril.

Outras presenças confirmadas são a do ministro Elói Ferreira, da Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (Seppir); do embaixador da República Unida da Tanzânia, Joram Mukama Biswaro; do deputado federal Vicentinho, que tratará dos negros nos espaços de poder em um dos seminários; e representantes da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), além dos coordenadores regionais e locais dos APNs.

Fonte: www.apnsbrasil.org

Um comentário:

  1. Eu não posso deixar de usar os meios de contato e comunidação para expressar a felicidade que sinto pela a realização do Congresso. Entristece-me por não ter ido, mas o importante foi ESSA OXIGENAÇÃO,(roubo esse termo da colegas APNs), que os colegas trouxeram para o Mocambo de Brejinho de Nazaré, no estado do Tocantins. O Congresso foi mais do que discutir a Entidade, para mim, teve como forte objetivo de mostrar a cara dos APNs...que essa dinâmica não pare.. Muitos de nós moramos em lugares diversos, e por mais que vivemos a tecnologia, muitos não tem acesso aos meios de comunidação que discuti o que nos envolve.
    Pensar os APNs hoje é constatar que a entidade está presente em várias parte do Brasil e acima de tudo em município que nem conhecemos.
    Aqui se faz presente os APNs, que para conhecermos a nossa entidade (APNs) necessitamos de estudos, pesquisas e encontros com os mocambos de outros municipios do estado.
    Isso nos deixa vivos, pois muitos dos Apns nunca tiveram a oportunidade de conhecerem pessoalmente, mas sentem-se um IRMÃOS.
    Um abraço Negro do meu quilombo e dos APNS de Brejinho de Nazaré - TO.
    André Luiz

    ResponderExcluir

Agradecemos sua mensagem!
Axé!