quarta-feira, 10 de setembro de 2008

SEE: Ministro conhecerá ações para promoção da Igualdade Racial

Será apresentado ao ministro um vídeo-documentário: A Educação Construindo Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial no Sistema de Ensino do Estado de Alagoas. Evento acontece nesta quinta


Goretti Lima - Assessora de Imprensa/SEE



Líderes e representantes de diversos segmentos da sociedade alagoana participam, nesta quinta-feira (11), às 12h30, na Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), de almoço político-empresarial com a participação do ministro chefe de Estado da Secretaria Especial de Políticas e Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Edson Santos. A promoção do almoço, cujo tema é “Alagoas em movimento na construção de políticas para promoção da igualdade racial”, resulta de parceria que vem sendo construída ao longo de uma agenda sócio-educacional entre a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), por meio da Gerência de Educação Étnico-Racial e Federação das Indústrias.

O objetivo dessa ação conjunta é aproximar os segmentos formadores de opinião na discussão de temas que combatam a desigualdade social da população negra alagoana; divulgar a lei estadual que inclui o estudo da cultura africana na grade curricular, como também criar um pensamento político-empresarial para formulação de programas de responsabilidade social na erradicação do racismo. Durante o almoço, o ministro Edson Santos fará uma exposição sobre as ações do governo brasileiro, no fortalecimento das relações comerciais com a África e os investimentos para a agenda social de educação, saúde, geração de emprego e renda da população negra no País.

“Trata-se de uma oportunidade única para que a classe empresarial, comprometida com o fazer social, possa identificar-se com alguma ação governamental e compartilhar o desafio de extinguir o preconceito, o racismo em nossa sociedade”, considera a secretária de Estado da Educação e do Esporte, Marcia Valéria Lira Santana.

Consta na programação apresentação do vídeo-documentário: A Educação Construindo Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial no Sistema de Ensino do Estado de Alagoas, além de homenagens ao ministro que serão formalizadas por técnicos da SEE, representantes de comunidades quilombolas e a comissão de estudantes africanos da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). “Nesse vídeo-documentário será apresentado ao ministro o quanto Alagoas vem contribuindo institucionalmente com o Brasil na erradicação do racismo”, informa a gerente de Educação Étnico-Racial da SEE, Arísia Barros.

SEPPIR- A Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), foi criada pelo Governo Federal no dia 21 de março de 2003. A data é emblemática em todo o mundo pois se celebra o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial. A criação da secretaria é o reconhecimento das lutas históricas do Movimento Negro Brasileiro. A missão da Seppir é estabelecer iniciativas contrárias às desigualdades raciais no País. Seus principais objetivos são promover a igualdade e a proteção dos direitos de indivíduos e grupos raciais e étnicos afetados pela discriminação e demais formas de intolerância, com ênfase na população negra.

Constam ainda das atribuições do órgão acompanhar e coordenar políticas de diferentes ministérios e outros órgãos do governo brasileiro para a promoção da igualdade racial; articular, promover e acompanhar a execução de diversos programas de cooperação com organismos públicos e privados, nacionais e internacionais. Edson Santos (deputado federal pelo PT do Rio de Janeiro) foi vereador por quatro mandatos, ex-diretor da União Estadual dos Estudantes do Rio de Janeiro e presidente da Associação de Moradores da Cidade de Deus, também no Rio.

Como vereador, fez parte das comissões de Assuntos Urbanos e Meio Ambiente, Transporte e Trânsito, Orçamento e Fiscalização Financeira, Direitos Humanos e de Higiene, Saúde Pública e Bem-Estar Social, entre outras. Na Câmara dos Deputados, integrava a Comissão de Turismo e Desporto como titular e exerceu a suplência nas comissões especiais de Parcelamento do Solo para Fins Urbanos e CPI da Crise no Sistema Tráfego Aéreo.

Programação — o ministro chega às 12h30 à Federação. Às 12h50 será a Apresentação do vídeo-documentário: A Educação Construindo Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial no Sistema de Ensino do Estado de Alagoas (Lei nº 6.814/007). Em seguida será feita a homenagem dos estudantes africanos, depois é a vez de representantes das comunidades quilombolas homenagearem o ministro. Posteriormente, era feita a entrega do Baú das Alagoas pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte. Às 13h00 o ministro fará uma exposição sobre o Governo Brasileiro, o fortalecimento das relações comerciais com a África e os investimentos para a agenda social de educação, saúde, geração de emprego e renda da população negra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!