sábado, 13 de setembro de 2008

Cojira-AL participa de almoço com Ministro da Seppir

As jornalistas Helciane Angélica e Valdice Gomes ao lado do Ministro Edson Santos


Integrantes da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial em Alagoas (Cojira-AL) participaram do almoço político com o Ministro-Chefe da Seppir, Edson Santos, realizado nesta quinta-feira (11) na Casa da Indústria em Maceió. O encontro foi promovido pela Gerência Étnico-Racial da Secretaria Estadual de Educação e Esporte, em parceira com a Federação Alagoana das Indústrias.

Na ocasião, Valdice Gomes – presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Alagoas e representante da Comissão Nacional de Jornalistas pela Igualdade Racial – teve a oportunidade de conversar com o Ministro e entregar o material informativo sobre os avanços das questões étnico-raciais no movimento sindical da categoria. A jornalista Helciane Angélica fez o registro fotográfico e coletou informações para a produção de matérias.

Também discutiu-se sobre a realização do Encontro Nacional de Jornalistas pela Igualdade Racial em 2009, que tem o Estado de Alagoas como forte candidato para sediar o evento. A reunião foi rápida, mas abriu portas para novas audiências e a expectativa de ter a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) como parceira nesta atividade.

Atualmente possuem seis coletivos afros no Brasil, que são interligados aos Sindicatos dos Jornalistas: o Núcleo de Comunicadores Afro-Brasileiros do Rio Grande do Sul e as Cojiras (São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Alagoas e Bahia). Juntos, investem na sensibilização étnico-cultural (com a realização de seminários, produção de livros, sites sobre a temática, formação de profissionais e acadêmicos), dão visibilidade às atividades realizadas pelo movimento social negro e as políticas públicas favoráveis ao povo afro-descendente.

Cojira-AL

Interligada ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Alagoas (Sindjornal), foi implantada no dia 24 de novembro de 2007, durante a celebração do Mês da Consciência Negra. Primeiro núcleo do Nordeste a trabalhar as questões étnico-raciais no movimento sindical, e que vem revolucionando a mídia afro no Estado.

Desenvolve a interlocução entre os segmentos afros e os meios de comunicação, ao utilizar as ferramentas de trabalho com o blog (www.cojira-al.blogspot.com), a Coluna Axé (todas às terças-feiras no jornal Tribuna Independente), lista de emails e, também, uma comunidade no site de relacionamentos orkut.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!