segunda-feira, 8 de setembro de 2008

CEF e BB investirão em índios e catadores


Ação social da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil pretende aprimorar saneamento e habitação também entre quilombolas


SARAH FERNANDES
da PrimaPagina


Uma parceria entre a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil pretende levar projetos de habitação e saneamento básico para 2.160 famílias de indígenas, quilombolas e catadores de materiais recicláveis das regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste. A idéia é criar um grupo técnico com funcionários das duas instituições para definir quais projetos podem ser implantados no prazo de um ano.

A cooperação entre os bancos existe desde 2007 e é renovada anualmente na forma de uma carta de compromisso. O documento para 2008-2009 foi lançado no Seminário Nacional Nós Podemos, realizado em 13 de agosto, em Brasília. A terceira edição do evento teve a intenção de promover ações que ajudem a avançar nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (uma série de metas socioeconômicas que os países da ONU se comprometeram a atingir até 2015).

A nova carta de compromisso estabelece que saneamento e moradia são áreas prioritárias para projetos, e que as instituições devem executá-los a partir de iniciativas já existentes, como os programas habitacionais da Caixa e as estratégias do Banco do Brasil para desenvolver regiões pobres. O programa também deve implantar iniciativas para a criação de negócios e geração de renda. Os resultados dos projetos devem ser apresentados em agosto de 2009.

Os dois bancos pretendem criar, ainda este mês, um grupo técnico com sete funcionários de cada instituição, que ficam responsáveis por definir os projetos e o tempo de duração de cada um. “A idéia é implantar ações que gerem independência, que permitam que, no futuro, a comunidade se mantenha sozinha, a partir do apoio da Caixa e do Banco do Brasil”, afirma Sérgio Riede, gerente de responsabilidade socioambiental do Banco do Brasil.

A nova carta de compromisso prevê continuar o trabalho nas 2.160 famílias já atendidas em 2007 e ampliar o programa para mais 131 municípios da Caatinga, contemplando as regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.


Fonte: site do PNUD

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!