segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Título de padroeira do Brasil em ameaça

Foi arquivado o Projeto de Lei (PL) nº 2623/07, com objetivo de retirar de Nossa Senhora Aparecida o título oficial de Padroeira do Brasil. A Comissão de Educação e Cultura chegou a essa decisão, após receber vários abaixo-assinados de protesto.

O Projeto foi defendido pelo ex-deputado federal, professor e pastor evangélico Victorio Galli, segundo ele: "o País, por ser um Estado laico, não deve ter este ou aquele padroeiro", afirmou. Mesmo se fosse aprovado, o feriado religioso seria mantido.

A idéia era substituir a expressão "padroeira do Brasil' por "padroeira dos brasileiros católicos apostólicos romanos" e a expressão "culto público e oficial" por "homenagem oficial". Victorio Galli ressalta que o Estado está impedido de instituir qualquer tipo de culto, conforme o artigo 19 da Constituição de 1988.

É claro que o Brasil, um dos países mais católico do planeta não iria deixar passar a afronta. O fato, é que o mais importante ainda está longe de acontecer, o fim da intolerância religiosa. Muitas pessoas ainda sofrem com o desrespeito e a discriminação à liberdade de culto, e muito precisa ser feito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!