domingo, 17 de julho de 2016

Ocupação preta leva às ruas discussão de consciência social sobre o racismo

Encontro desperta olhar diferenciado na sociedade para as ações cotidianas carregadas de preconceito 

 

 
Texto de Rafaela Pimentel

Sair dos espaços fechados e aproximar ainda mais a população da consciência individual e social sobre as práticas de racismo. É com este novo olhar diante dos mecanismos para a quebra do bloqueio de reconhecimento da história do povo negro, que o Instituto Raízes de Áfricas promove em parceria com o Estado de Alagoas, na próxima segunda-feira (18), a partir das 9h, a primeira ocupação preta Ekua abo.

Durante todo o dia, a Rua do Comércio, no bairro do Centro, se transformará em um verdadeiro ambiente de discussão coletiva. Indo além do resgate do diálogo corpo a corpo entre as comunidades, o encontro promete a retomada de debates educativos e esclarecedores aberto para os diferentes segmentos sociais, como explica a coordenadora do projeto Raízes de Áfricas, Arísia Barros.

“Muitas pessoas ainda não tem percepção e discernimento para entender que estão, sim, praticando atos racistas. E isso acontece cotidianamente. Precisamos quebrar com este paradigma, levando o entendimento da forma mais branda possível aos indivíduos. Sem a ruptura do bloqueio pelo desconhecido, não poderemos avançar nos debates sobre racismo e a história de luta dos povos negros”, avalia.

Aliada às atividades de conscientização, a ocupação preta contará com serviços de direito e saúde básica. Para isso, serão disponibilizados atendimentos no Expresso da Cidadania e o Ônibus da Saúde com oferta de consultas e exames básicos a população durante todo o encontro. A banda Afro, do município de Viçosa, comanda as atrações em homenagem às tradições culturais da identidade negra.

Fonte: Agência Alagoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!