terça-feira, 19 de abril de 2016

Uneal valoriza a história e cultura indígena



No dia 19 de abril, é celebrado no Brasil o dia dos(as) indígenas, que foi criado pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto-lei 5540 de 1943. Busca contribuir para a reflexão e valorização da história e cultura dos povos indígenas e a importância da preservação e respeito a esses valores. 

Atualmente, existem 12 etnias em Alagoas: Dzubucuá (Porto Real do Colégio), Geripancó (Pariconha), Kalancó (Água Branca), Karapotó - Terra Nova (São Sebastião), Karapotó (São Sebastião), Karuazú (Pariconha), Kariri-Xocó (Porto Real do Colégio), Tingui-Botó (Feira Grande), Wassu Cocal (Joaquim Gomes), Xucuru Kariri - Boqueirão (Palmeira dos Índios), Xucuru-Kariri - Fazenda Canto (Palmeira dos Índios) e Xucuru-Kariri (Palmeira dos Índios). 

A Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) tem se destacado pelo o envolvimento expressivo com comunidades indígenas. Com o desenvolvimento do Programa de Apoio à Formação Superior e Licenciaturas Interculturais Indígenas (Prolind/Secadi) dá condições para a formação acadêmica do índio, a exemplo do fato histórico em 2015, com a colação de grau de 69 professores(as) indígenas nos cursos superiores de Ciências Biológicas, Pedagogia, Letras e História. (foto) 

E nesse mês, foi posto em prática o projeto Abril Indígena da Uneal, organizado pelos cursos de História do Campus III – Palmeira dos Índios e do Campus I – Arapiraca, com a realização de palestras, oficinas, minicursos e mesas redondas, proporcionando a interlocução entre aldeias e comunidade acadêmica. 

Crédito da foto: Adaílson Calheiros / Agência Alagoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!