terça-feira, 5 de abril de 2016

Juventude e protagonismo

O encerramento do Seminário de avaliação dos 13 anos da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), realizado no período de 29 a 31 de março, em Brasília, com a presença de várias lideranças do Movimento Negro Nacional, além de integrantes do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR), e de ex-ministros da Seppir, foi marcado com o lançamento de ações que beneficiam a juventude brasileira, especialmente, aos jovens negros e negras.

O primeiro ato foi a assinatura de um contrato pela ministra Nilma Lino Gomes, do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos e a presidenta da Caixa, Miriam Belchior, para operacionalização do “Identidade Jovem” ou “ID Jovem” como está sendo chamado. Trata-se de um documento que vai garantir gratuidade no transporte público interestadual e de meia-entrada nos eventos artístico-culturais e esportivos a cerca de 18 milhões de jovens brasileiros.

Na ocasião, também foi lançado o Edital do Prêmio Antonieta de Barros, no valor de R$ 1 milhão, voltado para projetos de comunicação de jovens negros e negras. Segundo a ministra Nilma Lino, o ID Jovem vai atender aos jovens negros, brancos, indígenas, do campo, quilombolas, homens, mulheres, população LGBT, das águas e das marés, urbanos, estudantes ou não. Nilma Lino ressaltou ainda, que a juventude é a protagonista das conquistas.

Com relação ao edital, a ministra destacou que o prêmio faz referência a um grande nome do ativismo negro brasileiro. Antonieta de Barros foi uma mulher negra, parlamentar, na época em que poucas mulheres conseguiam ser deputadas e, sobretudo, no sul do país. “A escolha contém toda uma simbologia”, declarou Nilma. O Edital do “Prêmio Antonieta de Barros – Jovens Comunicadores Negros e Negras” vai contemplar 50 ações de comunicação realizadas por jovens negros e negras.

O objetivo é estimular o protagonismo juvenil, promover a imagem positiva de jovens negros e negras, divulgar ações de comunicação já realizadas ou em realização que estimulem a igualdade racial, além de mobilizar, articular e fortalecer o movimento jovem negro envolvido com a igualdade racial e o combate ao racismo. As duas iniciativas do governo federal foram muito bem recebidas pelas lideranças do movimento negro e de juventude presentes na solenidade, especialmente, pelo secretário nacional de juventude, Jefferson Lima e por Daniel Souza, presidente do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve).

Essa é mais uma oportunidade para estimular o trabalho das instituições afros e grupos da juventude negra que prezam pelo desenvolvimento sociocultural e combate da criminalização. Precisamos de uma juventude viva, ativa e transformadora! Axé!

Fonte: Coluna Axé – 385ª edição – Jornal Tribuna Independente (05 a 11/04/16) / COJIRA-AL / Editora: Helciane Angélica / Contato: cojira.al@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!