Solenidade foi realizada no Iphan, em Maceió
Índios celebram o Toré Forte, no
lançamento da obra “Alagoas: A Herança Indígena”, ocorrido no Instituto
de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Texto: Clau Soares
Fotos: Leandro Souto
Em uma noite para celebrar a cultura dos primeiros habitantes do
Brasil, foi o Toré Forte da Aldeia Wassu Cocal, do município de Joaquim
Gomes, que encheu de energia o salão do Instituto de Patrimônio
Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), na terça-feira (5), no bairro do
Jaraguá, em Maceió, durante o lançamento da obra “Alagoas: A Herança
Indígena”.O livro, cuja edição foi realizada pela Editora da Uneal (EdUneal), é um desdobramento do Calendário Fapeal 2015 e reúne sete artigos de pesquisadores de várias instituições de ensino de Alagoas. Os textos abordam diferentes recortes do tema, desde a questão territorial até manifestações religiosas.
Os organizadores da obra, os pesquisadores Douglas Apratto Tenório e Jairo José Campos da Costa, receberam o público e destacaram o papel da iniciativa para o reconhecimento da importância dos povos indígenas na formação do Estado. “Estamos trazendo isto para tentar aflorar o sentimento de identificação”, frisou o historiador Douglas Apratto.
Campos destacou o trabalho interinstitucional para a materialização do livro, uma vez que houve incentivo da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), da EdUneal e do Sebrae Alagoas. “Estas são as três grandes instituições que trabalharam para que esse projeto se concretizasse”, pontuou.
O superintendente do Sebrae Alagoas, Marcos Vieira, participou da solenidade e elogiou a obra. “Apesar do massacre de 500 anos, do desprezo, desta postura nefasta em relação a esta cultura fantástica, ela persiste”, analisou.
Artigos
Os artigos da obra são assinados pelos pesquisadores Clébio Correia de Araújo, Cosme Rogério Ferreira, Iraci Nobre da Silva, José Adelson Lopes Peixoto, Maria Margarete de Paiva Silva, Mary Selma de Oliveira Ramalho, Thayan Correia da Silva, Siloé Soares de Amorim e Jorge Luiz Gonzaga Vieira.
Fonte: Agência Alagoas
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradecemos sua mensagem!
Axé!