quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Ensaio aberto esquenta o clima para as prévias de carnaval em Maceió

A uma semana das prévias, grupos afro promovem uma tarde de batuque e alegria pelas ruas de Jaraguá

Há quem já esteja em contagem regressiva a algum tempo, e para os foliões de plantão é tempo de ensaiar o passo, compor as fantasias e se preparar para aquela que é a maior festa popular do país. Em Maceió, apesar do carnaval de rua ainda ser apenas uma miragem, as prévias fazem as ruas do bairro boêmio se encher de cores e ritmos, enchendo olhos e ouvidos dos foliões e dando água na boca de quem gosta de alegria. Vários grupos e agremiações desfilam e caem no passo do frevo, do maracatu, da marchinha, dos bois, doafoxé e muito mais. Para alguns grupos, o ritmo dos preparativos se acelera no mês que antecede a festa.

Numa iniciativa da Articulação pela Cultura Popular e Afro-alagoana, o bloco afro Tia Marcelina – uma das ialorixás assassinadas no Quebra de 1912, reúne vários grupos para o desfile do dia 10 de fevereiro. Este ano a expectativa é que sejam reunidos mais de duzentos batuqueiros. A saída esta prevista para as 20 horas.

Ensaio aberto
Para afinar o tambor e acertar o passo, o Coletivo AfroCaeté e o Afro Madela convidam a todos para acompanhar o ensaio que antecede as prévias. O cortejo terá concentração a partir das 16 horas na sede do AfroCaeté, na rua Barão de Jaraguá, 381 (em frente a Unifal) e as 17 horas seguirá pelas ruas de Jaraguá até a praça 13 de maio, retornando à Praça Artur Ramos, onde o grupo Afro Mandela estará se apresentando no Bar La Rosa Mossoró. Neste momento, o batuque do samba reggae e do afoxé, se misturará às alfaias e xequerês do Coletivo AfroCaeté, que em seguida fará uma breve apresentação no local.

Será uma ótima oportunidade de conhecer de perto a riqueza e a beleza da cultura alagoana e preparar o corpo para a maratona de folia. Venha e traga seu axé!


Serviço:
Tambores na Rua: ensaio aberto do bloco afro Tia Marcelina
Com os grupos: Coletivo AfroCaeté e Afro Mandela
Dia: Domingo, 5 de fevereiro de 2012, às 16h
Concentração: Sede do Coletivo AfroCaeté (R. Barão de Jaraguá, 381 – em frente a Unifal)
Encerramento: Bar La Rosa Mossoró
Aberto ao público
Informações: 8854-9382 / 8801 4265 / coletivoafrocaete.blogspot.com
Produção: Coletivo AfroCaeté
Apoio: Bar La Rosa Mossoró

Fonte: Ábia Marpin - Comunicadora Social (MTE/AL 1298) / abia.arte@hotmail.com / (82) 9316-4063 / 8854-9382

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!