sábado, 4 de fevereiro de 2012

Lançamento de catálogo encerra exposição sobre José Zumba

Catálogo, lançado na noite desta quinta-feira, é ilustrado com telas da mostra; durante evento, foram entregues certificados de participação a colecionadores


A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) lançou, esta quinta-feira (2), no Museu Palácio Floriano Peixoto (Mupa), o catálogo que ilustra as 85 telas da exposição “Zumba, um pintor negro para o Brasil”. O evento encerrou a exposição em homenagem ao pintor José Zumba, que esteve aberta ao público por mais de dois meses.

O lançamento contou com a participação dos colecionadores que cederam parte do acervo exposto na mostra. Na ocasião, foram entregues pelo secretário de Estado da Cultura, Osvaldo Viégas, certificados de participação na exposição.

Ele aproveitou o momento para agradecer a colaboração de todos os que doaram temporariamente suas peças para que o público alagoano pudesse conhecer o trabalho realizado por Zumba. “Este catálogo é o desfecho complementar dessa exposição e um registro da documental da obra desse artista negro que representa a expressiva arte alagoana”, ressaltou.

Para o colecionador Geraldino Gonçalves, que participou da mostra com 19 telas, a experiência foi gratificante. “Estou feliz em ter participado dessa iniciativa, principalmente pelo fato de ter conhecido e acompanhado a trajetória de Zumba desde 1967. Foi a partir desta data que comecei a encomendar quadros a ele sobre temas da cultura alagoana, como os que retratam as festas populares”, afirmou.

Já o artista visual Lula Nogueira, que também acompanhou de perto a arte de Zumba, ressaltou o catálogo como uma forma de levar ao conhecimento do público parte do legado deixado por José Zumba. “Esse registro será mais uma oportunidade de reverenciarmos a obra de Zumba”, afirmou.

De acordo com Maria do Socorro Lamenha, uma das colaboradoras da mostra, o resultado superou as expectativas e o lançamento do catálogo é mais uma justa homenagem à arte do pintor. “A confecção deste catálogo foi uma excelente ideia, assim como a exposição, que trouxe à tona o olhar afetivo da arte de Zumba, que está presente tantos em lares alagoanos”, destacou.


Fonte: Ascom Secult

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!