quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Quebra de Xangô e maracatus são temas do IZP na Folia

Nesta quinta (2), das 7h30 às 9h, na Educativa FM e, das 13h às 14h30, pela Difusora


Por: Audrey Trevas



“Quebra de Xangô e os maracatus de Alagoas”, este é o tema do 4º programa da série especial “IZP na Folia: Revivendo o Carnaval de Edécio Lopes” desta quinta (2), que vai ao ar às 07h30 pela Educativa FM e às 14horas, na Difusora. Os programa terá a participação da museológa, Carmem Lúcia Dantas, do representante do folguedo Negra da Costa, Derlandson Rógenes, da Associação de Folguedos de Alagoas (Asfopal) e do Maracatu Baque Alagoano.

O “IZP na Folia: Revivendo o Carnaval de Edécio Lopes”, que está em sua segunda edição, é uma realização do Instituto Zumbi dos Palmares (IZP) em parceria com a Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), e tem o apoio dos Seresteiros da Pitanguinha, Ornato Box e Maceió 40 graus. O programa tem a produção de Edmilson Lopes e Iranei Barreto, apresentação de Marcos Guimarães, trabalhos técnicos de Edson Silva e apoio de Karine Marinho e Audrey Trevas.

O programa faz parte de uma série de ações desenvolvidas pelo IZP através de suas emissoras que visa contribuir e apoiar as manifestações culturais que acontecem no período carnavalesco em Alagoas. A série de programas em homenagem ao saudoso radialista e compositor de Frevo Edécio Lopes se estende até 10 de fevereiro com muito frevo, marchinhas, sambas e entrevistas com representantes de blocos e de escolas de samba, e participação de amigos e familiares do radialista homenageado.

O último programa da série, no dia 10, será realizado no Espaço Cultural Linda Mascarenhas. Será aberto ao público e contará com a participação de músicos e coordenadores de blocos, maracatus e escolas de samba, com apresentações ao vivo.

Quebra de Xangô- O episódio conhecido como “Quebra de Xangô”, aconteceu a 100 anos, nos terreiros das religiões de matriz africana de Maceió que foram completamente destruídos a partir de uma ordem governamental, resultando no maior massacre de babalorixás da história do Brasil. Para marcar o centenário do episódio, o governador Teotônio Vilela Filho, fez nesta quarta-feira, 1° de fevereiro, pedido de perdão oficial às comunidades de terreiros do estado.

Bailes – No programa desta quarta (1), com o tema “Bailes e Prévias de Carnaval em Alagoas”, que teve a presença da secretária municipal de Turismo de Maceió, Claudia Pessoa, que falou sobre o Baile Municipal, que acontece no dia 9 de fevereiro, do Gazzaneo e Salete Toledo dos Seresteiros da Pitanguinha, que falaram do Baile, nesta sexta (3), e do Bailinho, neste domingo (5), de Leonardo Junior e Dede Melo do Jaraguá Tênis Clube que falaram sobre o Baile Vermelho e Preto, de Jane Falcão da Rede Feminina de Combate ao Câncer que falou sobre o Baile da entidade que acontece na próxima terça (7), e de Edvaldo Vasconcelos, filho de Edécio Lopes, que falou do Baile Verde e Amarelo que homenageou o saudoso radialista. O programa contou com a apresentação, ao vivo, de canções carnavalescas dos Seresteiros da Pitanguinha.

Fonte: IZP Alagoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!