sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Ponto de Memória do Jacintinho realiza seu 1º Chá de Memória

O Ponto de Memória do Jacintinho denominado Museu Cultura Periférica realizará seu primeiro Chá de Memória de 24 à 27 de fevereiro. Na ocasião haverá uma roda em que as pessoas compartilharão suas memórias, fotos e objetos. O chá tem como objetivo fortalecer a parceria com a comunidade e arrecadar acervo. Teremos a participação da Consultora do Instituto Brasileiro de Museus - Ibram, Lavínia Santos, que explanará sobre o projeto.

Os chás acontecerão em quatro núcleos do museu: Jacintinho, Vergel, Vila Emater e Vila de Pescadores de Jaraguá. As memórias retratadas são referentes à formação das respectivas comunidades, desafios enfrentados, com um recorte na questão cultural (Hip Hop, Bumbas, Coco de Roda, Guerreiro, Capoeira).

O Museu ainda não possui sede, pois, irá fazer seu lançamento oficial em abril, mas vem divulgando suas ações e memórias no blog.


Breve histórico

Em outubro de 2009 o Centro de Estudos e Pesquisas Afro Alagoano - Quilombo recebeu a visita de dois integrantes do Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM, Claúdia Rose e Wélcio, que trouxeram uma proposta de criar no bairro do Jacintinho um Ponto de Memória. Esse projeto é resultado de uma parceria entre o Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM, o Programa Nacional de Segurança Cidadã (PRONASCI), o Ministério da Cultura e a Organização do Estados Ibero americano (OEI).

Visa resgatar e valorizar a memória social e cultural das comunidades, levando em consideração não os objetos, mas os indivíduos. Com isso desmitifica muitos "pré" conceitos sobre museu: não posso entrar; não me identifico com as histórias; não entendo... O museu comunitário vem para dizer: Entre, a casa é sua! A fala da periferia sai integral, como se fosse (e na verdade é) matéria redigida na própria periferia. Escrever sobre o saber popular, manifestações culturais e sua resistência histórica não é novidade, muitas matérias, artigos, teses, livros têm retratado esse universo, porém os protagonistas não estavam no centro da narrativa e nem arquitetavam a própria fala. Com o Museu Cultura Periférica, a sociedade começará conhecer o trabalho através de quem o faz, valorização do saber popular em sua essência.

 PROGRAMAÇÃO

Dia 24 de fevereiro
19h30 Jacintinho
Local: Academia de Fer Know d, Av. Coronel Paranhos, nº 604, Jacintinho.
Participação especial do cordelista Demis Santana

Dia 25 de fevereiro
10h Vergel
Local: Núcleo Cultural da Zona Sul, Rua Cabo Reis, nº 200, Vergel.

Dia 26 de fevereiro
9h Vila Emater
Local: Espaço Cultural da Vila Emater, nº 50, São Jorge.

Dia 27 de fevereiro
19h Vila de Pescadores de Jaraguá
Local: Sede da Associação de Moradores da Vila de Pescadores, nº 18, Jaraguá.
Participação especial dos artistas plástico Ferro Dias e Mirela Oliveira


Contato:
Viviane Rodrigues
Consultora do Ponto de Memória do Jacintinho - Museu Cultura Periférica
(82) 8843-9402

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!