terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Secretaria da Mulher apoia grupos afro do Estado no perdão do Quebra

Órgão fornecerá transporte para integrantes dos terreiros religiosos de matriz africana de Alagoas que participarão do evento nesta quarta-feira


Vinte ônibus serão disponibilizados pela Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos (SEMCDH) para transportar membros de todos os terreiros religiosos de matriz africana de Alagoas que participarão, nesta quarta-feira (1º de fevereiro), do dia do perdão pelo “Quebra de 1912”, quando os terreiros de Candomblé foram alvos de ação violenta da polícia.

De acordo com o gerente Afroquilombola da Superintendência de Direitos Humanos da SEMCDH, Claudio Figueiredo, o órgão apoiou a Universidade Estadual de Alagoas (Unueal) na articulação dos grupos em Maceió e cidades do interior. Ele lembrou que a universidade realiza neste ano o projeto Xangô Rezado Alto, uma referência antagônica do que ficou conhecida a prática de se celebrar seus ritos com os atabaques sendo tocados timidamente, ou simplesmente baixo, o que ficou conhecido por “xangô rezado baixo”.

Segundo Claudio, está prevista a participação de aproximadamente mil pessoas no dia quando acontecerá um grande cortejo às 15h da Praça D. Pedro II, percorrendo a Rua do Sol, fazendo duas homenagens seguindo até à Praça Mal Floriano Peixoto (Praça dos Martírios), onde deverá ocorrer uma grande congregação cultural, na qual o governador de Alagoas, Teotônio Vilela Filho, assinará um ato - em nome do Governo de Alagoas - pedindo perdão às comunidades, terreiros e ao povo alagoano pela violência cometida em 1912.


Fonte: Secretaria Estadual da Mulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!