terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Ano novo . . . vida nova?

Por: Helciane Angélica - Cojira/AL


Mais um ano se inicia e com ele vem o desejo de dias melhores. É o momento para planejarmos as novas metas e projetos, assim como, refletirmos sobre as nossas ações e avaliarmos o que passou. No ano de 2011 foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o “Ano Internacional dos Povos Afrodescendentes”, e teve como intuito redobrar os esforços em todo o mundo na luta contra o racismo, a discriminação racial, a xenofobia e outras formas de intolerância que afetam as pessoas de ascendência africana em toda parte. Mas, a luta continua e deve ser contínua!

Para relembrar os principais momentos deste ano histórico, a Assessoria de Comunicação da Fundação Cultural Palmares sistematizou a Retrospectiva 2011 (mês a mês), e disponibilizou no site www.palmares.gov.br os links das principais notícias e pesquisas voltadas aos interesses da população afro-descendente ocorridos no Brasil e no Mundo, destacando-se: Representação de Alagoas comemora seu primeiro ano de vida; É lançada frente parlamentar em defesa dos direitos quilombolas; “Fiscais da cidadania” intensificam o combate a atos de discriminação na internet; África do Sul se integra ao grupo de países emergentes – Brasil, Rússia, Índia e China (BRICs); Pesquisa mapeia casos de intolerância religiosa ocorridos no Brasil; 1° ano do Estatuto da Igualdade Racial; Aumenta representatividade negra no Congresso Nacional; Dilma Rousseff sanciona dia 20 como Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra; entre outros.

Já a Ministra Luiza Bairros, em uma entrevista exclusiva concedida ao Portal Áfricas, no mês passado, fez uma avaliação de seu primeiro ano a frente da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir): “Avalio positivamente. Nossa principal preocupação, fortalecida inclusive pelo novo modelo de elaboração do Plano Plurianual 2012-2015, tem sido a de intensificar o trabalho articulado com os demais ministérios. Neste processo, foi criado o Programa Enfrentamento ao Racismo e Promoção da Igualdade Racial e asseguramos metas, objetivos ou iniciativas em 18 programas do PPA 2012-2015. Além disso, este ano lançamos a campanha Igualdade racial é pra valer e, a partir dela, conseguimos envolver outras instituições e órgãos federais que até então tinham uma participação ainda pequena nesta agenda. Internamente, boa parte de nossa energia foi utilizada para estabelecer mecanismos que favoreçam a transparência de procedimentos administrativos e de liberação de recursos, essenciais na relação com parceiros governamentais e no apoio a organizações da sociedade civil”, declarou.

A Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial em Alagoas (Cojira-AL) deseja que 2012 seja espetacular em vários setores, que tenhamos mais motivos para sorrir, muito axé (força e paz) e respeito entre todos e todas!


Fonte: Coluna Axé - nº183 - jornal Tribuna Independente (03.01.12)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!