sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Músicos alagoanos homenageiam Zumbi com canção inédita

Por Daiane Souza

“Quando for fazer cantiga, lá na Serra da Barriga, me diga que eu quero ir”. Com esta frase o compositor Petrúcio Baêtto e o músico Gustavo Gomes iniciam a música Ponto do Colibri, resultado de parceria para homenagear o líder Zumbi, no Estado de Alagoas. Inédita, a canção teve como inspiração momentos de reflexão de Baêtto em suas visitas a Serra onde existiu o maior quilombo da América Latina, o Quilombo dos Palmares.

Compositor de músicas relacionadas com a poesia e influencias regionais, Baêtto conta que quando chegava ao Parque Memorial Quilombo dos Palmares, no alto da Serra, sentia a necessidade de fazer música. Mas não servia qualquer uma, faltava algo de história, de sentimento. Em frases simples o artista apresenta sua relação com a natureza e com o “território negro”. “Ponto do Colibri tem um apelo muito forte. É uma das melhores parcerias que já fiz”, afirma.

A melodia de Gomes completou a obra. Nela, os sons de viola, violão e violino se harmonizam à percussão e a vocais que levam o ouvinte a refletir sobre sua ancestralidade. “A canção é um lamento, quase um apelo. Com um vocal e um toque mais oriental mostra certa semelhança com cantos africanos”, explica Gomes que afirma ter sido esta sua primeira experiência em musicar uma canção com temática negra.

Repercussão – Depois de finalizada, Ponto do Colibri foi apresentada e transmitida uma única vez no dia 20 de novembro – Dia da Consciência Negra – por meio da Rádio Educativa do Instituto Zumbi dos Palmares de Maceió. Embora pouco conhecida, a canção que já conquistou corações negros alagoanos pode vir a se tornar o Hino da Serra da Barriga e do Parque Memorial Quilombo dos Palmares.

De acordo com Genisete de Lucena Sarmento, representante da Fundação Cultural Palmares em Alagoas, a proposta será feita aos músicos o mais breve possível. “É uma música única, diferente de todas que já vi. Representa bem a ‘terra de Zumbi’”, ressalta. “Para que a obra tome essa dimensão só dependerá do retorno deles”, afirma.

O início - Petrúcio Baêtto e Gustavo Gomes se conheceram há cerca de um ano em um festival de música. Após algumas conversas realizaram seu primeiro trabalho juntos, a música Santa Cruz de Beira de Estrada. A canção trata de uma cultura muito comum nos estados do nordeste do país, o de deixar cruzes de madeira nas rodovias, em pontos onde morrem crianças vítimas de acidentes de trânsito.

De acordo com Baêtto, a parceria deve continuar. “Temos planos para outros trabalhos juntos. Gustavo tem uma inspiração muito grande que dá as músicas um resultado fenomenal”, conta, elogiando o companheiro. Já para Gomes, em especial a canção dedicada a Zumbi, lhe trouxe outra dimensão da cultura negra. “Quero me instruir cada vez mais nesse contexto-identidade”, conclui.

Clique aqui para ouvir a música.

Confira a Letra:

Ponto do Colibri

Letra: Petrúcio Baêtto
Música: Gustavo Gomes

Quando for
Fazer cantiga
Lá na Serra da Barriga

Me diga que eu quero ir

No vôo do colibri
A estrela de antares
Iluminará Palmares

Não deixará de existir
Não deixará de existir

E assim a gente abriga
A voz numa cantiga

Lá na terra de Zumbi
Lá na terra de Zumbi

Participaram da gravação: Vocais: Gustavo Gomes e Rosa Prédes; Coral: Miquéias Guilherme; Violão: Gustavo Gomes; Violino e viola: Lee; Percussão: China


Fonte: Ascom - Fundação Cultural Palmares

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!