terça-feira, 9 de março de 2010

Guerreiras do cotidiano

Por: Helciane Angélica


Dia Internacional da Mulher, 8 de março, é uma data de forte simbolismo e de luta! Teve origem no século XX por meio das manifestações femininas, na Europa e nos Estados Unidos, que reivindicavam melhores condições de trabalho, o direito de votar e por mais oportunidades nas diversas áreas. A data foi adotada pelas Nações Unidas em 1975, para lembrar as operárias em fábricas de vestuário e indústria têxtil que protestavam contra as más condições de trabalho e os baixos salários, em 8 de Março de 1857 na cidade de Nova Iorque (EUA) e foram mortas.

A programação deste ano em Alagoas teve início no domingo com uma caminhada contra todos os tipos de violência na orla da capital alagoana, organizada pela Secretaria Estadual da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos; e ontem, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) aprofundou a temática com o 6º ato em defesa da vida, com palestras, apresentações artísticas e a comemoração dos 20 anos do Núcleo Temático Mulher & Cidadania. Teve também um ato unificado sobre os 100 anos da implantação e reflexão da data no calçadão do Comércio, com panfletagem e apresentações artísticas. E à noite, a Comenda Nise da Silveira que homenageou dez mulheres em reconhecimento aos trabalhos desenvolvidos em prol da cidadania.

Nesta terça-feira tem o seminário no auditório do Sesc/Poço, das 8 às 12h30, com o tema “Enfrentando a Violência contra a Mulher, em Maceió” organizado pela Prefeitura de Maceió e o Conselho Municipal da Condição Feminina. Busca orientar as participantes sobre os caminhos a serem seguidos para o atendimento de urgência e emergência a mulheres em situação de violência. Os movimentos sociais também terão uma semana repleta de ações: no dia 17 a partir das 15h, com a apresentação de filmes seguido de debate no auditório do Sindicato dos Bancários; e no dia 18, com a marcha das Mulheres “Estaremos em marcha até que todas sejamos livres” que acontece paralelamente à atividade nacional em Campinas (SP). No dia 20 tem o Encontro de Mulheres da Vila dos Pescadores do Jaraguá e no dia 27, uma atividade com as trabalhadoras rurais e pescadoras em Maragogi.

Todo o dia é dia da mulher! A Cojira-AL deseja felicidade e garra para superar os obstáculos diários de todas as mulheres: da periferia, camponesas, quilombolas, indígenas, das mais diversas categorias profissionais... todas que lutam por um mundo melhor, por respeito e oportunidades iguais em todas às áreas.


Fonte: Coluna Axé - Tribuna Independente (09.03.10)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!