sexta-feira, 26 de março de 2010

A Arte e a Moda Afro em Alagoas













Os atores Isabel Filardis e Ernesto Xavier confirmaram presença


Por: Mônica Lima - Jornalista e integrante da Cojira/AL



A cultura e a moda afro-brasileira movimentam Maceió no próximo sábado (27) com um desfile, que marca o encerramento das oficinas do Projeto Filhos de Zumbi, do Centro de Formação e Inclusão Social Inaê, vinculado a ONG Grupo União Espírita Santa Bárbara, com a participação dos atores da Rede Globo Isabel Filardis e Ernesto Xavier. O evento reúne peças que revelam, as cores, os sabores e o som afro, através do artesanato, da música, da culinária, acessórios e das vestimentas do povo afro.

Na passarela mais de 50 peças elaboradas pelas alunas da oficina de indumentária, que mostram desde as roupas do cotidiano, as vestimentas dos orixás que são usadas durante as celebrações religiosas. As produções mesclam cores e texturas variadas, tendo como material principal o algodão, bordados com pedraria, conchas, fugindo do tradicionalismo e, mostrando que é possível criar um novo estilo, abusando de produtos acessíveis, sem perder a qualidade.

Quem for ao desfile além de constatar a beleza das vestimentas, terá a oportunidade de conhecer a cultura afro, através de acessórios (pulseiras, brincos, colares e outros), que misturam miçangas, contas, cordão, madeira, sementes e conchas, que podem ser usados no dia a dia. Conhecerá um pouco do sincretismo religioso, através da cerâmica, com utensílios decorativos e alguns utilizados no terreiro para o culto aos orixás. Terão um encontro com a música produzida pelos integrantes da oficina de percussão, que mostrarão os mais variados ritmos dessa cultura, numa mistura de religioso e profano.

Do terreiro para mesa. Acarajé, amalá, caruru, abará, xequeté, comidas e bebida, servidas nas festas religiosas dos orixás,que caíram no gosto popular. E, elas não poderiam ficar de fora do roteiro do evento.

A iniciativa faz parte de um projeto social no Village Campestre II, voltado para assistência de crianças e adolescentes da comunidade e divulgação da cultura afro-brasileira em Alagoas.A instituição, também, realiza um trabalho voltado para geração de emprego e renda das famílias carentes. São mais de cem crianças e adolescentes assistidos pela instituição, que foi criada há mais de dez anos pela Ialorixá Mãe Neide Oyá D’Oxum.

O projeto Filhos de Zumbi conta com a parceria da Fundação Cultural Palmares, governo do Estado através da Secretaria de Estado da Cultura e da iniciativa privada. O evento tem a produção de Sue Chamusca.


SERVIÇO
Desfile afro
Data: 27/03/2010 (sábado)
Endereço: Rua São Pedro, nº 10, Village Campestre II.
Telefone: (82) 3378-7383 / 9351-3363

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!