segunda-feira, 29 de março de 2010

Fantástico denuncia comercial que desrespeita mulher negra brasileira

A revista eletrônica Fantástico, da Rede Globo de televisão denunciou ontem o conteúdo preconceituoso de um comercial de uma agência de viagens inglesa, que retrata a mulher brasileira como uma atração sexual.

A matéria, foi produzida para o quadro Detetive Virtual, que apura denúncias sobre materiais publicados na internet.

Criado por publicitários israelenses, o vídeo retrata um casal que recebe a visita de uma mulher brasileira, vestida com roupas de dançarina que conheceu o homem durante uma viagem e leva seu filho para o pai, conhecer.

No final do comercial, aparece uma fala que a agência proporciona a viagem, mas não se responsabiliza pelo que pode acontecer.

Apesar de denunciar o preconceito contra a mulher brasileira, o Fantástico esqueceu de mencionar o fato de que a personagem, é negra, o que reforça o estereótipo de objeto sexual das mulheres negras brasileiras ao redor do mundo.

Outro ponto importante é a aparência da criança apresentada como filho do casal. No vídeo, o garoto aparece com o cabelo afro sem nenhum tipo de cuidado, aparentando descuido por parte da mãe.

Segundo a reportagem, os publicitários afirmaram que a intenção era apenas fazer um vídeo engraçado e não demonstrar preconceito.

De acordo com a matéria, o vídeo foi retirado do ar há um ano, mas ainda é possível encontrar um link na internet.

Veja o vídeo no site do Fantástico


Fonte: Afrobras News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!