sexta-feira, 19 de março de 2010

21 de Março – Ato Público em Maceió

C O N V I T E



21 de Março – Ato Público

Pela Valorização da Cultura Popular e Afro Alagoana lembrando o Dia Internacional de luta pela Eliminação do Racismo e os 12 anos de Zumbi Herói Nacional‏



Ato Público pela Valorização da Cultura Popular e Afro, lembrando o Dia Internacional pela Eliminação do Racismo e os 12 anos em que Zumbi foi incluído na galeria de Herói Nacional. O evento acontecerá no dia 21 de março, a partir das 17h, na Praça Santa Tereza, no Vergel do Lago.

No dia 21 de Março de 1960, na África do Sul, uma manifestação pacífica contra as leis de discriminação racial acabou em tragédia quando a polícia do regime de apartheid sul-africano matou diversos manifestantes. O Dia Internacional contra o Racismo e a Discriminação Racial foi conquistado em 1976 após muita pressão dos movimentos de luta contra o racismo do mundo inteiro. Sabemos que muito precisa ser conquistado. A data é um dia de luta, pois ainda está longe o dia em que o racismo deixe de promover vitimas.

O Ato é uma realização do Núcleo Cultural da Zona Sul e da Associação Cultural dos Folguedos da Zona Sul com parceria do Coletivo AfroCaeté, CEPA-QUILOMBO (Jacintinho) e do Quintal Cultural (Bom Parto). É o segundo ano que o ato acontece. Os grupos participantes compõem a Articulação pela Valorização da Cultura Popular e Afro Alagoana que é formado por diversos grupos culturais e membros da sociedade que valorizam, divulgam e ajudam a fortalecer a história e a cultura do Estado. O objetivo do trabalho da Articulação é o fomento de valores da cultura popular e afro alagoana como alternativa para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Programação: 1 – Banda Afro Lozzi (Pestalozzi); 2 – Capoeira Inclusiva Ginga Terapia (Pestalozzi); 3 – Poesia Musicada no Pandeiro (Quintal Cultural); 4 – Maculelê Besourartes; 5 – Maracatu Axé Zumbi; 6 – Rodas de Capoeira: Abadá, Águia Negra; 7 – Maracatu Nação ACorte de Airá; 8 – Guerreiros da Vila; Demis Santana e a Arca da Cultura Popular; 9 – Coletivo AfroCaeté; 10 – Orquestra de Tambores; 11 – Afoxé Oju Omin Omorewá; 12 – Bumba meu boi Excalibur (CEPA-Quilombo); 13 – Bois do Núcleo Folclórico Boi Alagoano (Zona Sul).


Apoio: Ponto de Cultura Enseada das Canoas.


Contatos:

Christiano Barros: 8845-4068 / Nonato Lopes: 8821-8086


Fonte: Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!