sexta-feira, 26 de junho de 2009

II Conapir é aberta sem a presença do Presidente Lula







Por: Helciane Angélica
Jornalista e integrante da Cojira-AL, diretamente de Brasília


Na noite desta quinta-feira (26) no auditório central do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, foi oficialmente aberta a II Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial. Mais de 1000 pessoas compareceram à solenidade, entre delegados e convidados, porém, a programação não contou com a participação do Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, que não pôde ir devido a uma indisposição.

Dentre autoridades, estiveram presentes os ministros dos Esportes, Educação, Especial das Mulheres; os presidentes da Fundação Cultural Palmares e do Conselho Nacional da Organização das Nações Unidas (ONU); embaixadores, políticos diversos, representantes de vários países do Mercosul e artistas.

Na solenidade, teve a execução do hino nacional realizado pela Filarmônica Afro Brasileira e a demonstração da diversidade énticorracial e cultural com apresentações artísticas de um grupo indígena que dançou o toré, e pediu a Tupã proteção e paz para todos; a música cigana ao som do violino e piano; a apresentação uma dança típica executada por seis jovens palestinos; e no encerramento, teve o show do grupo afro Ilê Aiyê.

O ministro da Igualdade Racial, Edson Santos, iniciou oficialmente os trabalhos ressaltando a importância da Conferência que avaliará as políticas públicas relacionadas às questões étnicorraciais no país. Também esteve sob a sua incumbência a leitura da carta escrita pelo Presidente Lula, que se desculpou pela a ausência e citou os avanços das ações executadas em seu governo, como a criação da Seppir e da Secretaria Especial da Mulher; a implantação do sistema de cotas que proporcionou uma maior adesão dos negros no Ensino Superior, inclusive com excelentes resultados; a efetivação de programas de desenvolvimento social da população brasileira; dentre outros.



Um comentário:

  1. gostaria de receber algumas fotos da conferencia para postar no email da minha região. flanayty@yahoo.com.br sou de Guarda-Mor MG estarei esperando desde ja agradeço.

    ResponderExcluir

Agradecemos sua mensagem!
Axé!