terça-feira, 30 de junho de 2009

Estandes foram atrações a parte na II Conapir

Texto e fotos: Helciane Angélica
Jornalista e integrante da Cojira-AL



Os participantes da II Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial realizado em Brasília, puderam conferir uma variedade de produtos nos estandes que ficaram expostos durante os quatro dias do evento. Também puderam receber gratuitamente livros e diversos materiais informativos nos estandes institucionais da Seppir e da Fundação Cultural Palmares.

Confira abaixo mais informações sobre os estandes que se destacaram no evento:


















BAZAFRO – Trata-se de um ateliê que se tornou um referencial em Brasília por produz vestimentas e acessórios afros. Há 20 anos, a carioca Lydia Garcia encontra-se erradicada no Distrito Federal é a grande responsável pelo sucesso do empreendimento voltado para a moda e arte étnica, que se tornou uma atividade familiar, pois conta com a participação da filhas Mali, Ialê e Luena Garcia.


Serviço: Bazafro – SHIGS, 709 Sul, Bloco M, Casa 30, Brasília-DF. Contatos: (61) 3443-6091 / lydiabazafro@hotmail.com







AFRO NZINGA – O salão de beleza afro existe desde 1992, atualmente possui seis profissionais que desenvolvem penteados diferenciados (especializado em cabelos crespos, cacheados e ondulados) e maquiagem que exaltam a beleza negra. No estande, os participantes puderam conferir um pouco do trabalho desenvolvido e experimentar a linha Muene (significa “Senhora” no dialeto africano ioruba), maquiagem específica para a pele negra.


Serviço: Shopping Venâncio 2000 – SCS – Quadra 08 – Bloco B60 – Sala 239, Brasília-DF. Contatos: (61) 3322-3982 / afronzinga@gmail.com / http://www.afronzinga.com.br/




LIVRARIA SOBA – A Livraria & Café Soba é especializada em livros étnicos e propõe ampliar os espaços de informação e conhecimento. A palavra SOBA de origem africana é inspirada no quimbundo, expressa: ancestralidade, sabedoria e semeadura. Possui livros nas mais diversas áreas e preços acessíveis.





ARTESANATO QUILOMBOLA / COOPRAP – A Cooperativa das Produtoras e Produtores Rurais da APA do Pratigi, divulgou o trabalho dos artesãos quilombolas e afrodescendentes do baixo-sul da Bahia (possui seis comunidades remanescentes de quilombo). Os produtos são confeccionados com papel reciclado, utilizam o bagaço da piaçava, palha da costa, coco de piaçava, e outros, que se transformam em belos objetos, como: porta-pão, porta-caneta, porta-cerveja; toalha de mesa; bolsa, bijuterias; caixas decorativos; cestos, etc.

Serviço: http://www.cooprap.com.br/



Além de encontrar acessórios diversos (bolsas, colares, chaveiros, roupas, etc), brinquedos e artigos da cultura indígena nos estandes no local do evento, também foi possível adquirir outras lembranças na frente do Centro de Convenções, onde tinham vários ambulantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!