terça-feira, 2 de junho de 2009

Ativistas planejam ato de repúdio 'Racismo, não!'



Lideranças de diversos segmentos afros combatem as práticas de intolerância religiosa e a discriminação racial em Alagoas


Por: Helciane Angélica
Jornalista e integrante da Cojira-AL



O Fórum de Entidades Negras e a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Alagoas, convocam todos os segmentos afros para participarem de um ato de repúdio “Racismo, não!”, que acontecerá nesta sexta-feira (05), às 15h, em frente a sede da OAB, localizada na Praça Bráulio Cavalcante, n° 60, Centro de Maceió.

Os ativistas querem conscientizar a sociedade sobre os casos de intolerância religiosa e o racismo que vem crescendo no Estado, e buscam o apoio da mídia para combater a prática criminosa. No último dia 19 de maio, o vereador Marcelo Gouveia (PRB) durante a sessão da Câmara de Vereadores de Maceió desqualificou os representantes de segmentos afros que estiveram presentes na sessão pública do Dia da Abolição da Escravatura.

Na ocasião, houve uma exposição pública e socialmente negativa, pejorativa e excludente do movimento negro alagoano e os credos que o compõem. Sendo assim, já foi protocolado um documento na Câmara que solicita providências urgentes para assegurar em Sessão Regimental, o direito coletivo de respostas às entidades. As lideranças solicitaram o apoio da Comissão de Defesa das Minorias Étnicos Sociais da OAB-AL com a execução das medidas legais e efetivas contra o vereador, que também deverá ser punido por quebra de decoro parlamentar.

O racismo virou crime inafiançável e imprescritível em 1988, com a promulgação da Constituição Brasileira vigente. A Carta Magna no seu Art. 5° inciso XLII determina que "a prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito de reclusão nos termos da lei".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!