domingo, 14 de junho de 2009

Comissão discute ações para a segurança pública

Conferência estadual acontece entre 15 a 17 de julho, no Centro de Convenções Ruth Cardoso, em Jaraguá.
Faltam menos de 80 dias para a primeira Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg). O evento vai acontecer em Brasília, entre os dias 27 e 30 de agosto. Na oportunidade, o Ministério da Justiça vai reunir gestores, sociedade civil e trabalhadores para a consolidação de uma política única em todo o país sobre o setor. Mas, para isso, a discussão deve ser feita previamente, nos municípios e estados.

O governo de Alagoas já trabalha nessa frente, por meio de uma comissão, gerenciada pelo vice-governador, José Wanderley Neto. Nesta terça-feira (9), a equipe se reuniu com a mobilizadora regional do Conseg, Regina Lopes. Em pauta, a conferência estadual, a ser realizada de 15 a 17 de julho, no Centro de Convenções Ruth Cardoso, em Jaraguá.

José Wanderley revelou a preocupação do governo com a violência. “Existe um esforço muito grande da Defesa Social, mas temos muitos obstáculos. O principal ponto são as drogas. Por isso, o trabalho não deve ser apenas da polícia. Nesse combate, temos que envolver toda a sociedade”, explicou.
Foi apontada também a necessidade de encontros nos municípios. “São parceiros importantes. Temos que levar essa discussão para todo o Estado, de forma descentralizada”, tratou o vice-governador. Na próxima segunda-feira (15), José Wanderley deve se reunir com representantes da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA).

Regina Lopes explicou a importância de toda essa mobilização. “A finalidade é definir os princípios e as diretrizes para uma política nacional de segurança pública. O sistema não pode ser imposto de cima para baixo. Deve ser discutido por toda a sociedade”, disse.

Arísia Barros, da ONG Maria Mariá, revelou que deve ser feito um recorte sobre a questão étnico-racial. “A violência já chegou nas comunidades quilombolas. A violência dizima o povo negro nas cidades. Temos que desenvolver a segurança pública também voltada para esse problema”, contou.

Comissão em Alagoas - O comitê é formado pelos três segmentos: trabalhadores, sociedade civil e gestores. O representante do Fórum Permanente contra a Violência em Alagoas, Everaldo Patriota, salientou a importância desse processo. “Pela primeira vez, temos a participação de diferentes movimentos discutindo a segurança pública. Temos que aproveitar essa oportunidade”, avaliou.

Mais informações no site www.conseg.gov.br
Fonte: Agência Alagoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!