quarta-feira, 22 de abril de 2009

Superintendência de Direitos Humanos promove curso para religiosas de Matrizes Africanas

Curso se estende até a próxima sexta-feira, com informações nas áreas de direitos humanos, cidadania, liderança, trabalho em grupo e relações humanas

Cerca de 18 mulheres religiosas de Matrizes Africanas, que representam as federações e casas de axé de Alagoas, participam, desde a última segunda-feira (20), na Superintendência de Políticas de Promoção da Cidadania e dos Direitos Humanos, do curso de capacitação promovido pela Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, em parceria com o Senar e Sine, da Secretaria de Estado do Trabalho, do Emprego e da Renda.

O primeiro módulo do curso, que terá duração total de 200 horas/aulas, trata sobre habilidades básicas e se estende até a próxima sexta-feira (24), com informações nas áreas de direitos humanos, cidadania, liderança, trabalho em grupo e relações humanas. Em seguida, os participantes receberão conhecimentos sobre como confeccionar sabonetes com ervas medicinais e velas ornamentais, intercalados com informações sobre associativismo.

Segundo a diretora de Articulação e Apoio aos Movimentos Sociais, Josilene Lira, a realização do curso tem o objetivo de contribuir com a geração de renda dos participantes. “Preocupado em atender as necessidades dessas casas de axé, o governo do Estado colocou as instalações da superintendência à disposição para capacitar pessoas que servirão como multiplicadores. Essa é uma oportunidade de preparar mulheres, principalmente as que são estigmatizadas, para que dentro de sua cultura desenvolvam as atividades de complemento da renda ou até que sejam autossustentáveis. Elas sairão daqui preparadas para se organizar, enquanto empreendedoras, e a confeccionar produtos utilizados nos centros de axé, além de aprenderem a fazer estocagem e comercializar os produtos”, ressaltou a diretora.

Quilombolas — De acordo com a gerente do Núcleo Afro quilombola, Elis Lopes, a Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, também em parceria com o Senar e Sine, vai promover, no dia 5 de maio, na comunidade quilombola de Puxinanã, em Major Izidoro, um curso de capacitação sobre a confecção de materiais de limpeza, associativismo e habilidades básicas, com noções de cidadania, direitos humanos, trabalho em grupo, liderança e autoestima.

Fonte: Viviane Chaves - assessora de imprensa da Secretaria Estadual da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!