sexta-feira, 24 de abril de 2009

Mirante Cultural: “Um Quilombo Chamado Jacintinho”

O CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS AFRO ALAGOANO QUILOMBO está dando continuidade ao segundo ano do projeto Mirante Cultural – “Um Quilombo Chamado Jacintinho ” em parceria com os comerciantes do bairro do Jacintinho. Será realizado sexta-feira (24), às 19h30, no Mirante Kátia Assunção localizado no Jacintinho (por trás da rádio 96 FM).

Em 2008 o Mirante Cultural teve dez edições, se apresentaram mais de quarenta e cinco grupos culturais e a comunidade participou de todas as atividades. O Mirante Cultural se consolidou como um espaço de disseminação e integração da cultura popular e afro.

Estamos dando continuidade ao projeto e teremos esse mês a participação do Grupo Lagoa que produz música da melhor qualidade, o Coco de roda Xameguinho que trabalhar com o resgate da cultura popular, o Ponto de Cultura Ideário que trabalha a difusão do cinema, a Companhia de Dança Ary Buarque que trabalha na formação de novos professores de Dança de Salão e ajuda a difundir a cultura através do 1º Portal de Dança em Alagoas (http://www.dancaalagoas.com/) e o Núcleo de Capoeira que trabalha as raízes afro com a capoeira.

O C.E.P.A.A Quilombo vem lutando pela requalificação do Mirante Kátia Assunção com o objetivo de transformá-lo em um espaço de fomentação de cultura e lazer. Dentro dessa requalificação visa trabalhar também a mudança do nome de mirante Kátia Assunção para um ícone da luta quilombola, homenageando assim, um símbolo da resistência negra.

O Mirante Cultural continuará defendendo a integração entre educação e arte, buscando sempre impulsionar os artistas locais, trabalhando a geração de renda e valorizando a cultura popular e afro-alagoana.


PROGRAMAÇÃO:

Grupo LAGOA - Música
Coco de roda Xameguinho
Ponto de Cultura Ideário com a mostra de 3 curtas metragens
Companhia de Dança Ary Buarque - Gafieira
Núcleo de Capoeira


GRUPOS PARCEIROS DO C.E.P.A.A. QUILOMBO:

Escola de Samba Arco-Íris
Assoc. Comunitária Cultural e Esportiva Juventude
Grupo de Hip Hop Fênix Negra
Núcleo de Capoeira
Grupo Lésbico Dandara
Bumba-meu-boi Excalibur
Grupo de Teatro Máscaras sobre Máscaras

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!