quarta-feira, 8 de abril de 2009

Quilombolas alagoanos assinam pedido de certificação

As comunidades remanescentes de quilombos Gurgumba, de Viçosa, e Abobreiras e Birrus, de Teotônio Vilela, realizam nesta quarta e quinta-feira assembleias para assinar o pedido de certificação, que será encaminhando pelo Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) à Fundação Cultural Palmares, responsável por emitir esse documento oficial.

As assembleias contam com a participação da gerente do Núcleo de Quilombolas do Iteral, Berenita Melo. Na semana passada, realizaram as assembleias e assinaram o pedido de certificação as comunidades Jussarinha e Mariana, de Santana do Mundaú. “Durante a reunião, os moradores se auto-reconhecem como remanescentes de quilombos e manifestam o desejo de obter a certificação oficial”, assinala Berenita Melo. “De posse dessa certificação, eles podem buscar direitos especiais, conforme garante o Decreto 4.887, de 20 de novembro de 2003”,explica a gerente de Quilombolas.

Segundo ela, ao todo mais de 30 comunidades ainda não certificadas deverão ser visitadas pelo Iteral. Após a assinatura, o pedido de certificação será encaminhado à Fundação Cultural Palmares juntamente com um Mapeamento Etnográfico elaborado pelo Iteral. O documento descreve 34 comunidades quilombolas em vários aspectos, entre eles os seguintes: história dalocalidade, saúde e saneamento, educação, organização social e relação com sujeitos externos, religião e atividades artísticas.
Fonte: Assessoria Iteral

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!