sexta-feira, 17 de abril de 2009

Delmiro Gouveia sedia a primeira Conferência Regional da Igualdade Racial




Ciganos, negros e quilombolas dos municípios de Pariconha, Olho D’água das Flores, Major Izidoro, Poço das Trincheiras e Mata Grande estiveram reunidos nesta quinta-feira (16), no Clube Palmeirão, em Delmiro Gouveia. O encontro serviu para discutir políticas públicas para a Igualdade Racial entre os povos.

A iniciativa fez parte do primeiro encontro regional que reúne poder público, sociedade civil, organizações não-governamentais e segmentos mais vulneráveis para definirem propostas e ideias que servirão como base de discussão para a II Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial, a ser realizada em Maceió dia 21 de maio deste ano.

A abertura do evento contou com a presença da secretária da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, Wedna Miranda, que colocou a importância de o estado de Alagoas participar dessas discussões onde mostram o preconceito presente em um país composto pela diversidade.

Participaram ainda os secretários municipais de Governo e do Desenvolvimento e Assistência Social, João Edson Viana, que representou o prefeito Luis Carlos Costa, e Cristiana Marques Luna, respectivamente; e da diretora de Articulação dos Movimentos Sociais da Superintendência de Políticas e de Promoção dos Direitos Humanos, Josilene Lira.

“Estamos tendo a oportunidade de discutir com os segmentos e dentro do recorte de política nacional, o Brasil não fez seu papel quando falamos na geração de riqueza renda. Precisamos de uma política de qualificação e capacitação, da retomada dos estudos. A sociedade tem que deixar de ser intolerante”, destacou a secretária Wedna Miranda.

A representante do governo estadual ressaltou a importância da sociedade ficar alerta quanto a intolerância religiosa.

Pela manhã, foram realizadas as palestras “Compartilhamento da Agenda Nacional com o Plano de Ação de Durban”, ministrada pelo representante da ONG Anajô, Helcias Pereira; e “Gestão Pública, participação e Controle Social: Compartilhando o Pode de Decisão”, com a professora Ana Cláudia Laurindo. Apresentações de grupos de capoeira e musical abrilhantaram a primeira etapa da conferência.

As discussões e sugestões de propostas foram feitas pela tarde com os grupos temáticos, sobre os temas Gênero e Raça, Juventude Negra e Segurança Pública, Educação e Saúde, Trabalho, Emprego e Renda, Questões Indígenas, Ciganas e Quilombolas e Intolerância Religiosa.

No próximo dia 23, a conferência acontecerá em União dos Palmares, que receberá representantes de 29 municípios. Dia 30, será em Arapiraca com a presença de 32 municípios e 7 de maio o encontro será metropolitano e realizado em Maceió, onde receberá mais 10 municípios.

Os quatro encontros servirão como base para a II Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial, que será realizada também em Maceió dia 21 de maio deste ano, com o tema “Avanços e Desafios Étnico-Racial”.

O evento servirá para estabelecer diretrizes para a elaboração do Plano Estadual e avaliar a implementação do Plano Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, incluindo princípios e diretrizes aprovados na I Conferência Estadual e Nacional de Promoção, que aconteceu em Alagoas em fevereiro de 2005. O evento nacional será realizado de 25 a 28 de junho, em Brasília (DF). O evento é voltado ao público afrodescendente, praticantes de religiões de matriz africana, indígenas, quilombolas, ciganos, judeus, palestinos, juventude negra, gestores públicos, parlamentares, além de outros agentes de organizações da sociedade civil vinculadas ao tema.

“Nosso município está aberto a essas discussões para que possamos acabar com essas diferenças ainda existentes entre os povos. Um exemplo disso é a captação de recursos para investimento no povoado Cruz onde existe uma comunidade quilombola, por determinação do prefeito. Vamos aproveitar esse momento para enriquecermos as discussões sobre essa igualdade étnico-racial”, finalizou a secretária Cristiana Marques Luna.


Fonte: Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!