sexta-feira, 24 de abril de 2009

Reunião preparatória para o III Fesman


Encontro em Salvador debate com artistas locais critérios da participação do Brasil no Festival Mundial de Artes Negras


O presidente da Fundação Cultural Palmares, Zulu Araújo, participa nesta sexta-feira, dia 24/04, a partir das 14h30, no Palácio Rio Branco, avenida Sete de Setembro, de mais uma reunião preparatória para a realização do III Festival Mundial de Artes Negras (Fesman).

Neste encontro, com a presença da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, estão convidados artistas, grupos e entidades da cultura negra baiana para divulgar a realização do festival e os critérios da participação do Brasil no evento e ouvir propostas para a promoção e realização da produção brasileira no Fesman 2009.

A Fundação Cultural Palmares realizará a mesma reunião nas principais capitais do país com a intenção de mobilizar os artistas para a apresentação de propostas, que ajudarão a difundir a participação negra na cultura mundial.

Convidado de honra - O Brasil é o convidado de honra do Festival, que será realizado em Dacar, no período de 1º a 14 de dezembro deste ano. A previsão é de que o evento conte com a participação de mais de cinco mil artistas de vários países, além de cinqüenta mil convidados. O governo do Senegal já está montando a estrutura que abrigará o Festival, que será realizado em um espaço de 40 mil metros quadrados, onde serão construídos palcos e salas e cerca de mil tendas. Oito mil técnicos já estão sendo treinados pelo governo senegalês para trabalharem na infraestrutura do evento. A expectativa é de um público de um milhão de pessoas durante todo o Festival.

A Fundação Cultural Palmares, responsável por coordenar a participação das manifestações culturais presentes ao evento, deverá lançar, em breve, edital de seleção para os artistas brasileiros que irão participar dos shows e competições culturais do festival.

Lançamento no Brasil - O lançamento oficial do Festival no Brasil será no dia 25 de maio, em Salvador, Bahia. Participarão da solenidade o presidente da República do Brasil, Luis Inácio Lula da Silva, do presidente da República do Senegal, Abdoulaye Wade, dos ministros da Cultura do Brasil e do Senegal e de diversas autoridades de países africanos.


Fonte: Ascom FCP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!