terça-feira, 12 de agosto de 2008

Olubajé: o Banquete dos Deuses

A Casa de Iemanjá realizará no sábado (16), às 19h, a saída de um iniciado na religião de matriz africana e uma celebração chamada Olubajé: o Banquete dos Deuses, ritual específico para o orixá Obaluaiê.

No terreiro, as baianas cantam, dançam trazendo consigo os alimentos sagrados de todos os orixás: amalá, acarajé, ejá, omolocum, são algumas das especiarias compatilhadas entre os participantes e convidados. Forma-se um grande círculo, onde todos podem receber um pouco de cada alimento depositados sobre folhas de mamona.

De acordo com o Babalorixá Célio Rodrigues, “o olubajé é indispensável nos terreiros de candomblé, no sentido de prolongar a vida e trazer saúde a todos os filhos e participantes do axé. O ritual segue com os orixás abençoando a todos os presentes”, afirma.

Obaluaiê está relacionado a terra, é ele que nos dá todo tipo de alimento. A saudação é ATOTÔ e o odoboru é o alimento sagrado do orixá.

Atuações

O Núcleo de Cultura Afro Brasileira Ilê Axé Iyá Ogun-té, mais conhecido como Casa de Iemanjá, foi fundado em 19 de fevereiro de 1984. Entidade filantrópica sem fins lucrativos, de utilidade pública estadual e municipal. É uma casa religiosa ligada ao Candomblé, que trabalha a integração entre a religião, com atividades sócio-culturais.

Estabeleceu no Brasil o primeiro ponto de cultura voltado para a religião de matriz africana, intitulado Quilombo Cultural dos Orixás. Busca o resgate da cidadania e a valorização da auto estima da comunidade afrodescendente, principalmente, de jovens e adultos. Dentre as ações desenvolvidas destacam-se: dança-afro; capoeira; afoxé; bumba-meu-boi e o Jornal Odô Iyá.

Serviços:
Núcleo de Cultura Afro Ilê Axé Iyá Ogun-té / Casa de Iemanjá
Rua Dona Alzira Aguiar, 429, no bairro da Ponta da Terra. Cep: 57.030-270. Maceió-AL
Contatos: (82) 3231-0064 e 8819-6762. E-mail: casadeiemanja@ig.com.br

Mais informações: http://www.ileaxeiyaogunte.hpgvip.ig.com.br


Com informações dos organizadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!