domingo, 24 de agosto de 2008

Fundação Cultural Palmares inaugura nova sede

A celebração dos 20 anos reúne cerca de 200 pessoas na nova sede da Fundação. Marcada pela presença de importantes figuras nacionais e internacionais e pela confirmação de Juca Ferreira como novo ministro da Cultura, a Fundação Cultural Palmares abriu as comemorações do seu 20º aniversário com a inauguração da nova sede. A festa começou às 10h com um café da manhã para os convidados, preparado com comidas típicas afro-brasileiras, e encerrou-se no auditório, lotado por cerca de 200 pessoas.



Compuseram a mesa da cerimônia, além do presidente da Fundação, Zulu Araújo, o ministro interino da Cultura, Juca Ferreira, a embaixadora do Marrocos e o de Cabo Verde, Farida Jaidi e Daniel Antônio Pereira, o ministro interino da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Elói Ferreira, a deputada distrital Erika Kokay e a ialorixá Mãe Railda Rocha Pitta. Também estavam presentes no auditório, o primeiro presidente da Fundação Cultural Palmares, Carlos Moura, o presidente do bloco afro Olodum, João Jorge, o secretário da Identidade e Diversidade Cultural, Sérgio Mamberti, os embaixadores do Benin, de Moçambique, do Senegal, de Angola, da Namíbia e representantes do Zimbábue e da Costa do Marfim.

Zulu Araújo abriu os discursos, agradecendo a presença de todos e falou sobre a importância da Fundação Cultural Palmares para a divulgação, promoção e preservação da cultura afro-brasileira. O presidente defendeu o processo de certificação das comunidades quilombolas, que tem sido criticado pela mídia. "Hoje, nós temos mais de 1.200 comunidades remanescentes de quilombos reconhecidas e certificadas, apesar de parte da sociedade brasileira tratar essa ação de uma maneira incorreta", afirmou Zulu. Ele ressaltou que a situação das comunidades quilombolas é uma conseqüência do processo dos quatrocentos anos de escravidão na sociedade brasileira.

A liderança da Fundação Cultural Palmares na implantação do sistema de cotas nas universidades também foi lembrado por Zulu. "Os 200 mil jovens que ingressaram nas universidades pelas cotas não vão contribuir apenas com a comunidade negra, mas vão contribuir para o desenvolvimento do nosso país", afirmou. Zulu destacou ainda as ações da Palmares no campo internacional, por meio do diálogo cultural com as comunidades negras da África e da América Latina. "A Fundação Palmares compreende que a cultura pode ser um belíssimo instrumento para esse diálogo", disse ele, lembrando do próximo Festival Mundial de Arte Negra que acontecerá em 2009 no Senegal.



O presidente agradeceu ainda o apoio do ex-ministro da Cultura, Gilberto Gil, que havia garantido tirar a Fundação Cultural Palmares do "porão" (referindo-se ao local da antiga sede). Zulu fez questão de ressaltar a importância de todos os que lutaram pela conquista da nova sede. "Essa conquista não é desta gestão, é de todos os que passaram pela Fundação Palmares", afirmou ele. Ao final de seu discurso, Zulu disse ainda que a igualdade racial no Brasil não pode ser considerada coisa de negro, mas deve ser uma conquista da sociedade brasileira.

Após a fala do presidente da Fundação, a ialorixá Mãe Railda cantou uma reza aos orixás e pediu a bênção de Xangô para a nova sede da instituição. A deputada Érika Kokay falou que o Brasil vive uma crise de identidade cultural ao negar sua negritude. "A cultura que a Fundação Palmares exala é a construção de identidade com toda a diversidade e com a toda a inclusão que faz de nós esse povo brasileiro, mestiço e diverso", disse a deputada. A embaixadora do Marrocos, Farida Jaidi, agradeceu Zulu por ter falado das raízes do Marrocos, enfatizando que 50% dos marroquinos são negros. O embaixador de Cabo Verde, Daniel Pereira, falou da importância de se celebrar o passado e de olhar para trás para se avaliar o percurso. O ministro interino da Seppir, Elói Ferreira, falou que a Fundação Cultural Palmares é uma referência para todas as pessoas que trabalham pela igualdade racial.

Antes da fala do ministro interino Juca Ferreira, foi lido um poema em comemoração dos cem anos de Solano Trindade. O ministro interino da Cultura anunciou que estava em uma reunião com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que enviou saudações pelos 20 anos da instituição. Juca disse que o presidente confirmou a sua escolha como ministro e que será empossado na próxima quinta-feira. "Conseguimos construir no ministério uma equipe e Lula reconheceu isso", afirmou o ministro. Além disso, Juca afirmou que haverá um compromisso de reforço maior à Fundação Cultural Palmares, podendo, inclusive, aumentar o orçamento. "Quem sabe se a gente antes de sair do governo já não deixa a Fundação Cultural Palmares na sede própria", disse Juca.

O presidente da Fundação Cultural Palmares encerrou a cerimônia de inauguração da nova sede, agradecendo também aos diretores da Fundação, Antônio Pompêo e Maria Bernadete Lopes, e aos funcionários. A partir das 20h, no Teatro Nacional, a Fundação Cultural Palmares deu continuidade à comemoração dos 20 anos, com a entrega de prêmios a personalidades que contribuíram com sua trajetória e com o show da cantora Margareth Menezes.

Fonte: www.palmares.gov.br (22.08.08)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!