domingo, 15 de junho de 2008

OAB-AL e segmentos afros

Texto e foto: Helciane Angélica
Jornalista, Presidente do Anajô e integrante da Cojira/AL


A Comissão de Defesa das Minorias Étnicas e Sociais da OAB-AL convidou o movimento negro para uma reunião especial na última sexta-feira (13). Foram discutidas medidas de combate ao racismo e a violência contra a população afro-alagoana, cerca de 70% das vítimas é negra. Também foi avaliada a ampliação do intercâmbio institucional com os segmentos afros, inclusive, ampliando a Comissão.
O Presidente da Comissão, Alberto Jorge Santos - Dr. Betinho (foto), exaltou a importância do movimento negro para acompanhar as ações políticas em defesa das minorias e demonstrou interesse em ter lideranças dos segmentos na condição de delegados. "A gente vai ter um grupo de representatividade para ampliar as políticas afirmativas, para fortalecer, mobilizar e garantir uma maior organização", declarou.

Na reunião, estiveram presentes representantes da União de Negros pela Igualdade Racial (Unegro-AL), Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô e a Pastoral da Negritude/Igreja Batista do Pinheiro. E os primeiros resultados já começaram a aparecer, sugiram propostas como: a criação de uma cartilha informativa sobre as Leis que defendem os direitos dos negros, realização de uma Conferência Estadual dos Segmentos Afros e uma Marcha para dar visibilidade à luta e a força do Movimento.

Chamar a atenção da sociedade para a refletir sobre a forma como os negros são tratados há séculos é o grande objetivo. “O movimento gay faz uma vez por ano a 'parada gay', com trios elétricos e um grande número de participantes. Precisamos mostrar a cara também”, disse doutor Betinho.

Parceria

Os presentes aprovaram a existência da parceria entre a OAB-AL e os segmentos afros:

"Essa é a forma do movimento negro acompanhar mais de perto os casos de racismo, estar mais presente e reivindicar a solução dos casos que estão engavetados, além de prestar mais apoio às vítimas" - Helcias Pereira, Secretário de Cultura do Anajô.

"O movimento deveria se revoltar mais, lutar contra a opressão e o preconceito, além de propor medidas e ações junto ao Município e o Estado para reverter os altos índices de violência. Nós já pensávamos em interagir com a OAB, torná-la um agente forte em defesa da nossa causa" - Adriano José, Presidente da Unegro-AL.

A próxima reunião acontece no dia 20, às 14h, no mini auditório da Ordem, localizado no Centro de Maceió. Todos os segmentos afro-alagoanos estão convidados para interagir e contribuir no desenvolvimento dessa importante parceria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!